Empréstimo pessoal para negativado autônomo

Descubra onde conseguir o empréstimo pessoal para negativado autônomo.

Apesar de difícil, conseguir um empréstimo pessoal para negativado autônomo não é uma missão impossível. Hoje já existem instituições que oferecem essa alternativa de crédito. No entanto, é importante para o trabalhador autônomo buscar uma maneira de comprovação de renda, porque esse é o principal motivo para o crédito pessoal ser negado a pessoas com esse regime de trabalho.

Vale saber que quando você está negativado, as instituições financeiras entendem que você é um mal pagador. Por isso, quem aceita o risco de emprestar para negativados cobra taxas mais altas, a fim de garantir que, caso você se torne inadimplente, a instituição não saia no prejuízo.

Confira onde conseguir o empréstimo pessoal para negativado autônomo e saiba quanto custa esse crédito.

Onde contratar o empréstimo pessoal para negativado autônomo

  • Bancos: são mais restritivos em suas condições e não costumam oferecer empréstimo pessoal para quem está negativado. Vale procurar saber quais são os bancos que oferecem esse crédito e comparar se os juros cobrados por ele valem a pena.
  • Financeiras: possuem restrições mais leves em suas condições para o empréstimo pessoal, por isso é mais fácil conseguir seu crédito através delas. Entretanto, as taxas de juros costumam ser bem altas.
  • Online: as fintechs de empréstimo costumam ser menos restritivas quando se trata de oferecer empréstimo pessoal, porém, assim como nas financeiras, as taxas de juros podem custar bem caro para o seu bolso. Vale a pena comparar várias propostas antes de fechar negócio.

Dificuldades para contratar um empréstimo pessoal para negativado autônomo

A principal dificuldade do trabalhador autônomo em conseguir um empréstimo está na comprovação de renda. Isso porque, por não possuir vínculo empregatício, o trabalhador autônomo não consegue comprovar sua renda através de holerites.

Como aumentar suas chances para pegar um empréstimo pessoal para negativado autônomo

Uma alternativa para comprovação de renda enquanto trabalhador autônomo é apresentar o seu extrato bancário de, pelo menos, os últimos 3 meses de movimentação. Mas, para isso, é importante que você tenha uma conta corrente ativa e que faça a movimentação de seus ganhos através dela.

Outra opção é se formalizar como como Pessoa Jurídica ou MEI, o que garante que você tenha um comprovante de renda para oferecer no momento da análise de crédito. Além disso, fazer as declarações de Imposto de Renda regularmente também pode te ajudar a ser aprovado no processo de análise de crédito para o empréstimo pessoal.

Outras alternativas de empréstimo para negativado autônomo

Refinanciamento de imóvel

O refinanciamento de imóvel, que também é conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, é uma modalidade de crédito onde você oferece o seu imóvel, residencial ou comercial, como garantia do pagamento da dívida.

Por ter uma garantia, o banco ou financeira costuma liberar um valor alto (podendo se limitar a 60% do valor do imóvel), com um prazo que pode durar mais de 10 anos, além de oferecer uma taxa de juros competitiva.

Mas vale lembrar que, caso a dívida não seja paga, a instituição financeira pode tomar o seu bem usando a alienação fiduciária. Conheça mais sobre o refinanciamento de imóvel clicando aqui.



Refinanciamento de veículo

O refinanciamento de veículo, que também é conhecido como empréstimo com garantia de veículo, funciona da mesma forma que o refinanciamento de imóvel, onde você deixa o seu bem como garantia pelo pagamento da dívida.

Por ter uma garantia, o banco ou financeira pode liberar um valor mais alto (até 90% do valor do veículo) com um prazo mais longo e juros baixos. Mas é importante lembrar que caso a dívida não seja paga, o bem é tomado pela instituição financeira da mesma forma que na alternativa anterior.

Veja também!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.