Crédito consignado: como funciona - Konkero

Crédito consignado: como funciona

Você sabe como funciona um crédito consignado? Descubra mais sobre essa modalidade e saiba se esse é o crédito ideal para o seu bolso.

O crédito consignado é um tipo de empréstimo onde as parcelas da dívida são descontadas de forma automática da folha de pagamento do trabalhador ou do benefício do INSS, no caso de aposentados e pensionistas. Esse é o principal motivo para a taxa de juros encontrada no crédito consignado ser mais baixa, o que faz dele uma opção mais vantajosa do que recorrer ao empréstimo pessoal, cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, por exemplo.

Entenda como funciona o crédito consignado e saiba se essa é a modalidade de empréstimo ideal para você. Confira!

Como funciona o crédito consignado

O crédito consignado é um empréstimo que, além de taxas de juros mais baixas, também oferece um prazo de pagamento longo, que pode chegar a 72 meses, em média. Porém, para contratar essa modalidade de crédito é preciso se enquadrar no grupo de pessoas que podem solicitá-lo.

Como o crédito consignado tem as parcelas descontadas automaticamente da folha de pagamento ou benefício do INSS do tomador, a instituição financeira tem a garantia de que a dívida será paga e, por isso, costuma oferecer o crédito consignado com taxas mais acessíveis. Mas atenção: ainda assim a taxa de juros é diferente em cada banco ou financeira, por isso sempre vale comparar antes de contratar o seu crédito consignado.

A contratação do crédito consignado acontece de acordo com a margem consignável do tomador do empréstimo, que pode comprometer no máximo 35% de seu salário ou benefício do INSS,  sendo que 5% é exclusivo para uso no cartão de crédito consignado.

Por isso, apesar do baixo risco de se tornar inadimplente ou solicitar um empréstimo com valores acima do necessário, como pode acontecer em um empréstimo pessoal, por exemplo, é preciso se planejar financeiramente antes de contratar o crédito consignado porque até o fim da dívida haverá descontos automáticos da folha de pagamento ou aposentadoria antes mesmo do dinheiro cair em sua conta.

Quem pode contratar o crédito consignado

Para contratar o crédito consignado é preciso se enquadrar em uma das categorias abaixo. Confira!

  • Aposentados e pensionistas do INSS: qualquer pessoa que se aposentou ou recebe pensão do INSS;
  • Funcionário de empresa privada: qualquer pessoa que trabalha com carteira assinada pode solicitar o crédito consignado, mas para isso a empresa precisa ter convênio com a instituição financeira onde o funcionário recebe o salário;
  • Servidor Público: qualquer funcionário do setor público ou pensionista, mas também é preciso verificar em qual instituição a empresa tem convênio antes de solicitar o crédito consignado.

Como solicitar o crédito consignado

Funcionários de empresas privadas precisam primeiro procurar o RH da empresa para descobrir se ela tem parceria com alguma instituição financeira. Em seguida, a empresa dará as instruções necessárias para o funcionário solicitar o crédito consignado e o resto é com o banco. Se o funcionário for aprovado na análise de crédito, o valor é liberado em sua conta e a empresa começa a descontar as parcelas da dívida.



Agora, para solicitar o crédito consignado para funcionários públicos ou aposentados e pensionistas do INSS, é preciso ir direto na agência do banco escolhido e que oferece essa modalidade de crédito para um desses grupos.

Os documentos necessários para solicitar o crédito consignado são: RG ou CNH, comprovante de residência e folha de pagamento ou extrato do benefício do INSS. Esse último pode ser consultado através do portal Meu INSS.

Veja mais!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.