Como saber se o empréstimo consignado foi aprovado

Descubra agora como saber se o empréstimo consignado que você pediu no banco foi aprovado.

Normalmente, quem solicita um empréstimo consignado precisa de dinheiro rápido para resolver alguma pendência e a longa espera para receber o crédito pode gerar preocupações. Por isso, é importante saber como e quando o dinheiro solicitado por meio de um empréstimo consignado será liberado na conta corrente, já que a demora entre as etapas do processo de um empréstimo e aprovação do crédito tem um alto índice de reclamação.

Confira agora como saber se o seu empréstimo consignado foi aprovado.

O que é um empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito onde o valor das parcelas da dívida é debitado de forma automática da folha de pagamento do trabalhador ou do benefício do INSS – antes mesmo do dinheiro cair na conta.

Esse crédito é destinado a funcionários de empresas privadas, servidores públicos ou aposentados e pensionistas e possui taxas de juros mais baratas devido à garantia que a instituição financeira tem de que a dívida será paga. O prazo para pagamento da dívida também é maior, sendo possível garantir uma dívida de até 72 meses para o consignado INSS e 96 meses para o empréstimo consignado feito para servidores públicos.

Porém, o crédito consignado não pode ser contratado com qualquer valor, é preciso respeitar a margem consignável que propõe que apenas 35% do salário ou benefício do tomador do crédito seja comprometido com as parcelas mensais da dívida. Dessa porcentagem, obrigatoriamente 5% é destinado ao cartão de crédito consignado.

Como saber se o empréstimo consignado foi aprovado

Como o empréstimo consignado exige que apenas 30% da renda do tomador do crédito seja comprometida, a aprovação do crédito depende dessa margem consignável e da análise de crédito que será feita pelo banco ou financeira. Mas, no geral, a aprovação do empréstimo consignado pode ser mais rápida do que em outras modalidades de crédito.



Após a entrega da documentação exigida para comprovar as informações e a análise de crédito ser feita pela instituição financeira, se a resposta for positiva, o empréstimo consignado pode ser aprovado e liberado na conta corrente em um período entre 48h e 72h, mas esse prazo varia de acordo com o banco escolhido.

Além disso, com o avanço da tecnologia, surgiram plataformas digitais especializadas em crédito que oferecem o empréstimo consignado com prazos menores e facilidade de contratação, além da análise de crédito ser feita em poucos minutos e o empréstimo ser liberado na conta corrente em até 24h. Confira quais são as plataformas de empréstimo online clicando aqui.

Veja também!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.