Como fazer a consulta do extrato de empréstimo consignado? - Konkero

Como fazer a consulta do extrato de empréstimo consignado?

A consulta do extrato de empréstimo consignado pode ser feita de forma simples, através de um portal liberado pela Previdência Social.

O extrato de empréstimo consignado agora pode ser consultado, além da maneira tradicional em um dos postos da Previdência Social, de forma fácil, rápida, sem sair de casa e pelo próprio aposentado ou pensionista do INSS pela internet.

A solicitação do extrato de empréstimo consignado deve ser feita através do portal Meu INSS, disponibilizado pela própria Previdência Social, e além desse documento também é possível consultar outros serviços de forma gratuita. Para ter acesso ao portal é preciso apenas criar um cadastro com informações básicas como nome completo e CPF e começar a navegar pelo site.

Veja abaixo o passo a passo para fazer a consulta do extrato de empréstimo consignado. Confira!

O que é o extrato de empréstimo consignado

Também chamado de Hiscon, o extrato de empréstimo consignado é um documento que mostra o histórico de consignados que um aposentado ou pensionista possui em seu nome, tanto para contratos ativos ou já finalizados, nos últimos 5 anos.

As informações que podem ser visualizadas a partir do extrato de empréstimo consignado são: número de contrato, instituição financeira que liberou o crédito, data de início e término e parcelas pagas ou que ainda estão em aberto.

Por que é importante fazer a consulta do extrato de empréstimo consignado

Esse documento permite um maior controle do benefício do INSS, já que os aposentados e pensionistas podem ter mais de um empréstimo consignado ativo e permite que a instituição financeira verifique se pode liberar ou não mais crédito, respeitando a margem consignável.

Como fazer a consulta do extrato de empréstimo consignado

A consulta do extrato de empréstimo consignado pode ser feita de forma presencial ou online e é gratuita. Para a consulta de forma presencial, será preciso procurar um dos postos da Previdência Social, e você pode encontrar uma agência clicando aqui.

Mas se a intenção é fazer a consulta online, devido à praticidade, saiba que a Previdência Social disponibilizou um portal chamado Meu INSS onde é possível consultar o extrato de empréstimo consignado e também outros serviços.

Siga os passos abaixo para fazer a consulta do seu extrato de empréstimo consignado:

1. Faça o cadastro no site Meu INSS

Para acessar o menu disponível no site Meu INSS e fazer a consulta do extrato de empréstimo consignado online é preciso se cadastrar no site ou entrar com seu login e senha.

O cadastro é realizado a partir das seguintes informações: nome e CPF do beneficiário, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento e informações opcionais, como e-mail e telefone. Em seguida serão feitas algumas perguntas referentes aos dados da carteira de trabalho do beneficiário, para confirmar a titularidade das informações.

Após essa etapa será fornecida uma senha para o primeiro acesso e a confirmação do cadastro é enviada por e-mail. O login, por sua vez, é feito inserindo o número do CPF e a senha informada, que em seguida deverá ser alterada.

Caso exista alguma dificuldade para realizar o cadastro no site Meu INSS é possível entrar em contato, de segunda a sexta e de forma gratuita, pelo telefone 135.

2. Clique na aba “Extrato de Empréstimo Consignado”

Do lado esquerdo do site Meu INSS o beneficiário pode acessar o menu de serviços disponíveis, entre eles o resultado de perícias, simulação de tempo de contribuição, extrato do imposto de renda, consulta do Hiscre e claro, do Hiscon.

Encontre e clique na opção “extrato de empréstimo consignado” e, se você não estiver logado no site, aparecerá uma tela para inserir os dados usados anteriormente para realizar o cadastro (CPF e senha).



Pronto! O extrato de empréstimo consignado estará disponível na tela para consulta ou impressão.

3. Imprima ou visualize o extrato de empréstimo consignado

O extrato  de empréstimo consignado mostrará todos os empréstimos, ativos ou concluídos, feitos pelo beneficiário e ainda é possível clicar em cada um deles para ver o detalhamento dos contratos. Então, o beneficiário tem também a opção de imprimir esse documento ou apenas visualizá-lo.

Veja mais!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.