Como consultar o extrato de empréstimo consignado - Konkero

Como consultar o extrato de empréstimo consignado

Você sabia que atualmente é possível consultar o extrato do empréstimo consignado pela internet? Saiba como realizar a consulta.

O que antes era possível apenas em um dos postos da Previdência Social, agora passou a ser um serviço otimizado para a internet: a consulta do extrato de empréstimo consignado. A solicitação do extrato de empréstimo consignado pode ser realizada online pelo próprio aposentado ou pensionista, através do portal “Meu INSS” disponível pela Previdência Social.

Através desse portal os beneficiários do INSS podem consultar outros serviços além do extrato de empréstimo consignado e, para isso, é preciso apenas criar um cadastro com informações básicas como nome completo e CPF e começar a navegar pelo site.

Saiba abaixo o que é o extrato de empréstimo consignado e como fazer a consulta pela internet. Confira!

O que é o extrato de empréstimo consignado

O extrato de empréstimo consignado, também chamado de Hiscon, é um documento que detalha todos os contratos de empréstimo consignado ativos ou concluídos e é exigido dos aposentados ou pensionistas do INSS que desejam contratar mais de um empréstimo ao mesmo tempo.

Ele mostra informações importantes como o número do contrato, a instituição financeira que liberou o crédito, data de início e término, além de dados sobre todos os consignados contratados nos últimos 5 anos pelo aposentado ou pensionista.

Como consultar o extrato de empréstimo consignado

O extrato de empréstimo consignado pode ser consultado de duas formas: presencial ou online. Caso o aposentado ou pensionista opte por fazer a consulta presencial, será preciso comparecer em um dos postos da Previdência Social.

Mas se a intenção é fazer a consulta do extrato de empréstimo consignado online será preciso seguir os passos abaixo para concluir a solicitação.

1. Faça o cadastro no site Meu INSS

Para acessar o menu disponível no site Meu INSS e fazer a consulta do extrato de empréstimo consignado online é preciso se cadastrar no site ou entrar com seu login e senha.

O cadastro é realizado a partir das seguintes informações: nome e CPF do beneficiário, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento e informações opcionais, como e-mail e telefone. Em seguida serão feitas algumas perguntas referente aos dados da carteira de trabalho do beneficiário, para confirmar a titularidade das informações.

Após essa etapa será fornecida uma senha para o primeiro acesso e a confirmação do cadastro é enviada por e-mail. O login, por sua vez, é feito inserindo o número do CPF e a senha informada, que em seguida deverá ser alterada.

Caso exista alguma dificuldade para realizar o cadastro no site Meu INSS é possível entrar em contato, de segunda a sexta e de forma gratuita, pelo telefone 135.

2. Clique na aba “Extrato de Empréstimo Consignado”

Do lado esquerdo do site Meu INSS o beneficiário pode acessar o menu de serviços disponíveis, entre eles o resultado de perícias, simulação de tempo de contribuição, extrato do imposto de renda, consulta do Hiscre e claro, do Hiscon.

Encontre e clique na opção “extrato de empréstimo consignado” e, se você não estiver logado no site, aparecerá uma tela para inserir os dados usados anteriormente para realizar o cadastro (CPF e senha).

Pronto! O extrato de empréstimo consignado estará disponível na tela para consulta ou impressão.



3. Imprima ou visualize o extrato de empréstimo consignado

O extrato  de empréstimo consignado mostrará todos os empréstimos, ativos ou concluídos, feitos pelo beneficiário e ainda é possível clicar em cada um deles para ver o detalhamento dos contratos. Então, o beneficiário tem também a opção de imprimir esse documento ou apenas visualizá-lo.

Por que consultar o extrato de empréstimo consignado

Esse documento permite um maior controle do benefício do INSS, já que os aposentados e pensionistas podem ter mais de um empréstimo consignado ativo e permite que a instituição financeira verifique se pode liberar o crédito, respeitando a margem consignável.

Veja também!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.