Carregando...

InícioPostsEmpréstimo - Pessoal

Como calcular os juros do empréstimo pessoal

Como calcular os juros do empréstimo pessoal

Entenda como funciona o cálculo dos juros nas parcelas do empréstimo pessoal e veja onde descobrir o valor total do crédito. Quando um cliente solicita um empréstimo pessoal em bancos e financeiras, além do valor total do crédito, ele deve pagar outros encargos correspondentes ao serviço. O que encarece os custos de um empréstimo pessoal […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter

Entenda como funciona o cálculo dos juros nas parcelas do empréstimo pessoal e veja onde descobrir o valor total do crédito.

Quando um cliente solicita um empréstimo pessoal em bancos e financeiras, além do valor total do crédito, ele deve pagar outros encargos correspondentes ao serviço. O que encarece os custos de um empréstimo pessoal são as taxas de juros praticadas pelas empresas sobre os pagamentos mensais do crédito. É por meio da cobrança de juros que os bancos garantem o lucro sobre a quantia emprestada.

Contudo, o interessado em fazer a solicitação de um empréstimo pessoal deve pesquisar a taxa de juros em diferentes bancos para conseguir economizar e não pagar tão caro pelo crédito. Existem empresas de crédito que cobram juros de 20% ao mês sobre o valor total do empréstimo, resultando em uma dívida muito mais cara no final do prazo. Confira abaixo mais informações sobre o cálculo dos juros do empréstimo pessoal e descubra as calculadoras que facilitam essa conta!

Entenda os juros do empréstimo pessoal

Os bancos e financeiras autorizados pelo Banco Central devem informar a taxa de juros praticada no empréstimo pessoal com certa regularidade. Essas informações são públicas e podem ser acessadas no site do BACEN. A partir dessa porcentagem cadastrada junto ao órgão, a empresa terá que calcular os custos do empréstimo pessoal oferecido aos clientes. É fundamental pesquisar os juros do crédito pessoal em pelo menos três bancos e empresas de crédito, pois o valor pode oscilar entre 0.50% até 26% ao mês.

Alguns bancos oferecem o empréstimo pessoal com taxas pré-fixadas e pós-fixadas. Nos empréstimos pessoais com juros pré-fixados, quando o cliente fecha o contrato, ele saberá quanto será a cobrança de juros ao longo dos meses do prazo, enquanto no empréstimo com juros pós-fixados, na emissão da parcela. o banco cobrará de acordo com as taxas vigentes nesse determinado momento.

Contudo, a porcentagem da taxa de juros aumentará a dívida com o banco de acordo com o valor do empréstimo pessoal, lembrando que também são cobrados outros encargos e tributos sobre a solicitação do crédito. Todas essas cobranças somadas formam o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo pessoal, que deve ser informado pelo banco ou financeira onde o crédito está sendo oferecido.

Como o cálculo de juros do empréstimo pessoal envolve uma série de outros custos relacionados, existem algumas calculadoras que ajudarão o cliente a descobrir o valor total de um empréstimo pessoal. Para isso, é necessário obter a taxa de juros mensal cobrada pelo banco, o valor do empréstimo e a quantidade de meses do prazo de pagamento.

Onde calcular juros do Empréstimo Pessoal

1. Calculadora Konkero

Na calculadora da Konkero, preenchendo os campos com a taxa de juros, o valor do empréstimo e o prazo de pagamento, o resultado mostrará o valor total que o cliente terá que pagar pelo crédito contratado. Dessa forma, fica mais fácil comparar valores entre diferentes instituições bancárias e encontrar a empresa que cobra menos pelo empréstimo. Confira:

2. Calculadora do Banco Central

O Banco Central do Brasil possui diferentes calculadoras para calcular os custos com empréstimos e a rentabilidade de investimentos. Para descobrir o valor final de um empréstimo pessoal com taxas fixas, o usuário pode acessar a Calculadora do Cidadão e descobrir o quanto pagará de juros, a partir do prazo de pagamento, a taxa do banco e o valor do empréstimo. Veja o exemplo abaixo:

Perceba que a calculadora do Banco Central informa o valor total que o empréstimo pessoal terá para o bolso do cliente, incluindo os custos com as taxas de juros e as parcelas que deverão ser pagas para quitar todo o crédito.

3. Calculadora Faz A Conta

A calculadora do Faz A Conta também permite somar os juros de empréstimos e financiamentos, mas há um diferencial: é possível descobrir os valores conforme as tabelas Price e SAC. Esses esquemas de pagamentos são muito utilizados em financiamentos de veículos, pois os clientes podem manter pagamentos fixos ou começar pagando parcelas mais caras e terminar com mensalidades mais baratas.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes