Qual o melhor lugar para fazer um empréstimo pessoal?

Compare as taxas de juros das principais instituições bancárias e descubra qual é o melhor lugar para contratar um empréstimo pessoal!

Saiu-o-calendário-de-pagamentos-do-abono-salarial

Uma vez que os bancos cobram taxas menores do que as cobradas nas financeiras para liberar um empréstimo pessoal, você já sabe que deve dar preferência a eles caso precise de um crédito pessoal. Mas mesmo entre os bancos existem as melhores e as piores opções. Veja abaixo as taxas de juros das principais empresas.

Compare e contrate o empréstimo online

Uma alternativa para facilitar na sua pesquisa é utilizar os serviços online de comparação de empréstimo pessoal. Nele você recebe propostas - sem compromisso - de diversos bancos e financeiras.

Compare e encontre o melhor lugar para pegar um empréstimo

Comparando as taxas de juros dos bancos do país, listamos abaixo quais são os melhores bancos para pegar um empréstimo:

1º lugar: Bancos do governo
2º lugar: Maiores bancos privados
3º lugar: Outros bancos e as financeiras

Isso significa que, quando você precisar de um crédito pessoal, deve ir primeiro aos bancos do Governo, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Mas saiba que provavelmente você precisará ter uma conta aberta no banco para solicitar um empréstimo e nem sempre o atendimento das agências desses bancos será bom.

Veja abaixo a lista dos bancos com as menores taxas para crédito pessoal.

Ranking dos melhores bancos públicos para fazer um empréstimo pessoal

EmpresaTaxa de juros
% ao mês
Banco da Amazônia1,96
Banco do Nordeste do Brasil2,41
BRB (Banco de Brasília)3,17
Caixa Econômica Federal (CEF)3,21
Banco do Brasil3,33
Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)Não informada

Ranking dos 5 melhores bancos privados com as menores taxas para crédito pessoal

Se não conseguir o empréstimo por lá, procure um dos cinco maiores bancos do país, como Itaú e o Santander. Veja abaixo quais são estes bancos e as taxas cobradas por cada um.

BancoTaxa de juros % ao mês
Itaú Unibanco2,64
Santander4,02
Banco Original4,14
Bradesco5,47
Banco Daycoval8,86

Por último, vale a tentativa em bancos menores, como o Banco Losango e Banco Mercantil do Brasil. Abaixo você confere uma lista com as 20 instituições com as menores taxas.

Ranking das 20 instituições financeiras com as menores taxas para crédito pessoal

BancoTaxa de juros
% ao mês
Banco Safra0,72
Banco da Amazônia1,96
Banco do Estado de Sergipe (Banese)2,33
Banco do Nordeste do Brasil2,41
Itaú Unibanco2,64
Banco Losango3,03
Banco de Brasília3,17
Caixa Econômica Federal (CEF)3,21
Banco do Brasil3,33
Banco BTG Pactual3,70
Banco Santander4,02
Banco do Estado do Pará (Banpará)4,08
Banco Banestes4,11
Banco Original4,14
Bradesco5,47
Sorocred6,21
Mercantil do Brasil8,43
Banco Daycoval8,86
Portocred11,99
Crefisa21,04

* Tabela atualizada de acordo com dados do Banco Central do Brasil em 03 de agosto de 2020.

Qual o melhor banco para fazer empréstimo pessoal?

No dia da produção desta matéria, o melhor banco público para pegar um empréstimo pessoal é o Banco da Amazônia, com uma taxa de juros de 1,96% ao mês. Entretanto, é importante lembrar que esse é um banco regional e pode não atender toda a população do Brasil. O melhor banco privado para pegar empréstimo entre as maiores instituições bancárias do país é o Itaú, com uma taxa de juros de 2,64% ao mês.

Lembre-se: é importante comparar as taxas e condições antes de contratar um empréstimo pessoal. Quanto maior a taxa de juros, mais caro será o seu empréstimo no final.

Qual a melhor financeira para fazer empréstimo pessoal?

Considerando as taxas informadas no dia de produção desta matéria, o melhor local para pegar um empréstimo pessoal é o Banco Safra, com taxas de juros a partir de 0,72% ao mês. Mas vale saber que essa é a taxa de juros inicial do banco, que pode mudar de acordo com a análise de crédito do cliente, tornando o empréstimo mais caro. Na Losango, a taxa média é um pouco maior: 3,03% ao mês.

Portanto, não deixe de comparar com outras instituições financeiras para ter a certeza de que está fechando o melhor negócio.

Por que os empréstimos nas financeiras são mais caros?

Segundo um estudo da Proteste, o CET (Custo Efetivo Total) – que é a soma de todas as taxas cobradas em um empréstimo, financiamento ou parcelamento dos bancos – é menor do que o CET das financeiras. Isso significa que um empréstimo pessoal feito em uma financeira sairá bem mais caro do que um crédito pessoal contratado em um banco.

Outro fator que aumenta o valor da dívida com as empresas são os juros praticados no empréstimo. Como as financeiras costumam liberar valores para clientes negativados, elas aumentam as taxas para diminuir os riscos de prejuízos, caso o cliente não realize o pagamento total do empréstimo.

E por que as taxas dos bancos são menores? Porque eles emprestam dinheiro apenas para clientes que pagam as contas em dia. Assim, o banco sabe que corre menos risco e cobra menos por isso. Já as financeiras aceitam clientes que não conhecem e que nem sempre pagam as contas em dia. Então, elas cobram taxas maiores exatamente por não terem a certeza do pagamento da dívida.

Vale a pena solicitar um empréstimo pessoal?

Quando você precisa de dinheiro para uma emergência e não vê outra saída além do empréstimo pessoal, deve tomar essa decisão com cuidado. O empréstimo pessoal é um dos créditos mais caros que existem hoje em dia, por isso, se tiver que pedir uma cotação, passe longe das financeiras e vá primeiro aos bancos. Além disso, hoje você também pode receber propostas de empréstimo sem sair de casa, por meio do empréstimo pessoal online.

Empréstimo online: compare em diferentes bancos
Acesse nosso comparador de empréstimos e receba ofertas de várias financeiras.

Veja também!



Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL