7 dicas de como aumentar seu score

Manter as contas em dia e negociá-las quando for necessário ajudam na hora de aumentar a pontuação de score. Entenda!

7 dicas de como aumentar seu score

O score de crédito é uma verificação realizada por bancos ou instituições financeiras e serve para descobrir qual é o seu limite de empréstimo ou financiamento. A régua de medição do score vai de 1 a 1000. Se você tem até 300 pontos, o seu risco de inadimplência é alto, se você tem até 700 pontos, o nível é médio, e se possui acima de 700, o risco é baixo.

Selecionamos 7 formas de fazer com que você aumente o seu score e consiga serviços financeiros com mais facilidade e boas condições de pagamento. Confira!

7 dicas para melhorar o seu score

1. Pague suas contas em dia

Para ter uma boa pontuação em seu score, pague suas contas e demais cobranças dentro da data de vencimento. Se você atrasar os seus pagamentos, isso pode ficar registrado no histórico e o seu perfil como consumidor tem chances de ficar prejudicado ao ser colocado em listas do SPC ou da Serasa. Portanto, sempre realize os pagamentos em dia.

Com suas contas quitadas, isso é creditado em seu histórico financeiro e a chance de obter uma pontuação de score acima de 700 é maior.

2. Escolha corretamente o seu cartão de crédito

Encontre um cartão de crédito que possua um limite compatível com a sua renda. Cartões com anuidades e tarifas elevadas podem fazer com o que o seu perfil financeiro fique com uma pontuação baixa, em razão de pagamentos atrasados, por exemplo.

Antes de fechar qualquer contrato para escolher o seu cartão de crédito, descubra qual combina mais com seu perfil e renda mensal para que o seu score aumente. Descubra se o cartão de crédito solicitado é habilitado para o uso em outros países. Dependendo da empresa, a anuidade fica mais cara e, caso você não realize viagens para o exterior, peça um cartão apenas para uso nacional!

3. Atualize seus dados

Se você tem cadastros em instituições ou órgãos que oferecem crédito, atualize seus dados para não ficar com suas informações antigas disponíveis. Isso ajude para que seu score fique com uma boa pontuação e facilita na hora de conseguir serviços com boas condições de pagamentos.

4.  Tenha contas em seu nome

Antes mesmo de ficar negativado, coloque suas contas em seu nome. Assim o seu score ganha uma boa pontuação, desde que você pague suas contas em dia. Além de verificar pagamentos e dívidas pendentes, as empresas avaliam as chances de oferecer mais produtos e, a partir disso, faturar mais com os clientes.

Com as contas em seu nome, as empresas, instituições de crédito e bancos podem verificar seus dados e registros como consumidor, e ver que seu histórico é positivo e não trará prejuízos para a empresa.

5. Negocie suas dívidas

Antes de pedir um empréstimo para quitar suas dívidas, negocie! Caso você possua contas em aberto, também aproveite para negociá-las nas empresas em que ainda não fez os pagamentos.. Assim, você evita o nome sujo e isso também pode ajudar a aumentar o seu score. Quanto maior o número do seu score, maiores as chances de você conseguir uma aprovação de crédito ou financiamento, por exemplo.

Pretende negociar suas dívidas atrasadas? A Konkero possui um guia completo que irá ajudar na hora de se organizar e pagar as contas que estão em aberto. Clique aqui e veja como negociar os pagamentos.

6. Mantenha o CPF em situação regular

O CPF é um documento pessoal e intransferível, portanto, possíveis pendências em relação a dívidas ficarão registradas no documento. Outras situações também podem prejudicar a situação do CPF, como falta de justificativa em eleições municipais e nacionais, e a condenação em processos judiciais. Caso esteja com algum desses tipos de problemas, procure os órgãos responsáveis pelas pendências e regularize a situação do CPF. Saiba como consultar o CPF na Receita Federal e veja onde regularizar cada pendência do documento.

7. Faça o Cadastro Positivo

Outra forma de aumentar o seu score e, com isso, garantir mais chances de contratar um crédito ou financiamento de forma mais fácil é abrir o Cadastro Positivo em seu nome. O programa é oferecido por diferentes empresas e reúne todas as contas que foram pagas pelo portador do CPF. Com base nesses dados de pagamentos, as empresas poderão fazer uma análise mais completa do cliente, sendo que quanto maior for a nota gerada pelo Cadastro Positivo e o número de pagamentos feitos em dia, melhores serão as ofertas de produtos financeiros oferecidas aos clientes.

Onde consultar o meu score?

Criando um cadastro rápido, com uma conta do Facebook ou do Google, você consegue consultar facilmente o seu score de crédito acumulado no site Serasa Consumidor. O usuário ainda tem acesso à uma página de serviços personalizada para acompanhar informações de dívidas pendentes e monitorar o uso do seu CPF.

Outra plataforma disponível para consultar o score é a Boa Vista. No site da empresa, além de verificar a pontuação, é possível se cadastrar e acompanhar o Cadastro Positivo. Veja como consultar o score pelo CPF nas duas empresas

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL