Como solicitar empréstimo pelo PRONAMPE?

Pronampe: o que é, quem se beneficia e como solicitar essa linha de crédito?

empréstimo pelo Pronampe
Pronampe: o que é, quem se beneficia e como solicitar essa linha de crédito?

A chegada da pandemia de Covid-19 trouxe uma série de problemas financeiros para as empresas. Com isso, foi criada uma linha de crédito, o empréstimo pelo Pronampe, para micro e pequenas empresas. A ideia é reduzir os impactos econômicos para este público.

Neste post nós vamos explicar um pouco mais sobre o funcionamento deste crédito PJ e qual o processo para solicitação.

O que é o Pronampe?

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foi criado por conta da crise trazida pelo coronavírus.

Essa linha de crédito está disponível por intermédio de bancos brasileiros desde o último dia 7 de julho. Ela foi instituída através da Lei 13.999/2020, mas só foi regulamentada em junho deste ano.

Quem pode se beneficiar com o Pronampe?

Mais de 5 milhões de empresas podem se beneficiar com o programa, de acordo com a Receita Federal. Desse número, a maioria será de negócios inclusos no Simples Nacional. Já a outra parte será destinada aos empreendimentos que não estão no regime simplificado.

A linha de crédito tem como objetivo auxiliar empreendimentos de menor porte e que sofreram com o fechamento na pandemia. A ideia é beneficiar negócios locais.

Requisitos para solicitar o crédito

Para ter acesso ao empréstimo pelo Pronampe, as empresas precisam se enquadrar nos seguintes requisitos:

Solicitando o empréstimo pelo Pronampe

O primeiro passo é encontrar qual instituição financeira será a responsável por lhe conceder o crédito. Existem diversas opções, uma vez que essa modalidade está sendo oferecida por bancos privados, estatais, fintechs, coopertativas de crédito, entre outros.

O prazo máximo para pagamento é de 48 meses. Também é importante ressaltar que existe um valor máximo para o empréstimo, que pode ser até 30% o valor do faturamento da empresa.

Após solicitar o crédito é preciso aguardar a análise feita pela instituição. De acordo com a Receita Federal é preciso ter o nome limpo para ser aprovado, mas essa decisão fica por conta dos bancos.

Caso seja aprovado, o cliente precisa apresentar a documentação solicitada, assinar o contrato e aguardar a liberação do valor pedido.

Quer saber mais sobre empréstimo pelo Pronampe? Leia mais conteúdos através do nosso blog.



Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL