Carregando...

InícioPostsEmpréstimo - Consignado

Como funciona o empréstimo consignado

Como funciona o empréstimo consignado

Saiba como funciona o empréstimo consignado e descubra se essa modalidade de crédito é a ideal para o seu bolso. Apesar de ser uma dívida de longo prazo, que pode chegar a 72 meses, o empréstimo consignado é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro rápido e faz parte do grupo que pessoas que podem […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Saiba como funciona o empréstimo consignado e descubra se essa modalidade de crédito é a ideal para o seu bolso.

Apesar de ser uma dívida de longo prazo, que pode chegar a 72 meses, o empréstimo consignado é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro rápido e faz parte do grupo que pessoas que podem contratá-lo.

Através do empréstimo consignado é possível até trocar uma dívida cara por uma mais barata, limpar o nome e deixar de ser negativado ou ainda usar o dinheiro para emergências. E além disso, essa modalidade de crédito também pode ser contratada por quem tem o nome sujo, basta que a instituição financeira escolhida ofereça essa alternativa.

Confira agora como funciona o empréstimo consignado e de que maneira você pode contratá-lo.

Como funciona o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito onde as parcelas da dívida são descontadas automaticamente do seu salário ou benefício, além de ser uma alternativa mais barata para quem precisa de dinheiro, se comparada ao empréstimo pessoal, cheque especial ou ainda o rotativo do cartão de crédito.

As taxas de juros aplicadas para o crédito consignado variam de acordo com a instituição financeira, porém, são mais baixas justamente porque as parcelas do empréstimo são descontadas automaticamente da folha do pagamento ou benefício do INSS, fazendo com que o banco ou financeira tenha uma garantia de que a dívida será paga.

Vale lembrar que você não consegue qualquer valor através do empréstimo consignado. O crédito disponibilizado vai ser calculado de acordo com a sua margem consignável (descubra o que é essa margem). Ou seja, o valor das parcelas do seu crédito consignado não pode ultrapassar 30% do seu salário ou benefício. Além disso, você ainda tem mais 5% de margem consignável para utilizar através do cartão de crédito consignado.

A margem consignável diminui as chances de pegar um crédito maior do que você pode pagar, como pode acabar acontecendo em um empréstimo pessoal, por exemplo. Compare aqui a diferença entre o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal.

Para simular quanto você pode conseguir no empréstimo consignado, use a calculadora da bxblue. Com a simulação oferecida por ela, o cálculo é feito com base em sua margem consignável. Mas lembre-se: a taxa informada pelo simulador da bxblue é um valor base, por isso, os custos e condições do seu empréstimo podem variar de acordo com o banco ou financeira escolhida por você no momento da contratação do empréstimo consignado.


Quem pode contratar o empréstimo consignado

Para ter o direito de solicitar um empréstimo consignado é preciso se enquadrar em uma das categorias abaixo:

  • Aposentados e pensionistas do INSS: qualquer pessoa que se aposentou ou recebe pensão do INSS;
  • Funcionário de empresa privada: qualquer pessoa que trabalha com carteira assinada pode solicitar o crédito consignado, mas para isso a empresa precisa ter convênio com a instituição financeira onde o funcionário recebe o salário;
  • Servidor Público: qualquer funcionário do setor público ou pensionista, mas também é preciso verificar em qual instituição a empresa tem convênio antes de solicitar o empréstimo consignado.

Como solicitar o empréstimo consignado

Para contratar um empréstimo consignado privado é preciso que o funcionário procure primeiro o RH da empresa para descobrir se ela tem parceria com alguma instituição financeira. A empresa dará as instruções necessárias para o funcionário solicitar o crédito consignado e o resto é com o banco. Se a análise de crédito for aprovada, a empresa começa a descontar os valores referente às parcelas da dívida.

No caso do empréstimo consignado para funcionários públicos ou aposentados e pensionistas do INSS, é preciso ir direto na agência do banco escolhido e que oferece essa modalidade de crédito para um desses grupos.

Os documentos necessários para solicitar o empréstimo consignado são: RG ou CNH, comprovante de residência e folha de pagamento ou extrato do benefício do INSS. Esse último pode ser consultado através do portal Meu INSS.

Veja mais!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes