O que é overbooking e o que fazer quando acontece?

  • Google+
  • LinkedIn

Você já ouviu falar de casos em que a pessoa compra uma passagem aérea e, quando chega na hora da viagem, não consegue embarcar porque o avião tem mais passageiros do que lugares vagos?

Essa situação é chamada de ‘overbooking’. Ela acontece porque as companhias áreas vendem mais lugares do que o avião tem, com base em uma previsão de pessoas que desistem de viajar.



Só que às vezes essa previsão falha, e nem todo mundo que comprou o bilhete consegue embarcar.

O que fazer em caso de overbooking?

O passageiro que não conseguir embarcar porque o voo está lotado deverá ser colocado em outro avião da mesma companhia aérea.

Além disso, gastos com alimentação, hospedagem em hotel (quando necessário) e transporte deverão ser pagos pela empresa.

Se o passageiro desistir do novo voo, deverá receber o valor da passagem de volta. E, em alguns casos, há o pagamento de uma indenização às pessoas que não conseguiram viajar.



Como evitar o overbooking?



Para diminuir as chances de passar por essa situação desagradável, o ideal é chegar ao aeroporto com bastante antecedência.

Se você fizer o check-in cedo, as chances de ficar sem lugar no avião ficam menores.  E aí, você pode despachar sua bagagem e procurar o portão de embarque sem pressa!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.