Overbooking: o que é e o que fazer quando acontece? - Konkero

Overbooking: o que é e o que fazer quando acontece?

Entenda o que é overbooking, saiba como agir e quais são os seus direitos, caso isso aconteça com você.

Você já ouviu falar de casos em que a pessoa compra uma passagem aérea e, quando chega na hora da viagem, não consegue embarcar porque o avião tem mais passageiros do que lugares vagos?

Essa situação é chamada de overbooking. Ela acontece porque as companhias áreas vendem mais lugares do que o avião tem, com base em uma previsão de pessoas que desistem de viajar. Só que às vezes essa previsão falha, e nem todo mundo que comprou o bilhete consegue embarcar.

O que fazer em caso de overbooking?

O passageiro que não conseguir embarcar porque o voo está lotado deverá ser colocado em outro avião da mesma companhia aérea. Além disso, gastos com alimentação, hospedagem em hotel (quando necessário) e transporte ocasionados pelo overbooking deverão ser pagos pela empresa.

Se o passageiro desistir do novo voo, deverá receber o valor da passagem de volta. E, em alguns casos, há o pagamento de uma indenização às pessoas que não conseguiram viajar. Entre em contato com a companhia aérea por meio do guichê da empresa no aeroporto de origem da viagem, ou ligue na central de atendimento e explique o ocorrido.

Caso o passageiro não consiga embarcar e a companhia falte com a assistência obrigatória, ela não terá cumprido com o seu compromisso, resultando em transtornos ao cliente. Nesses casos, o cliente deve acionar os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, e também a responsável pelo gerenciamento das companhias aéreas no Brasil, a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil pelo número 163.

Como evitar o overbooking?

Para diminuir as chances de passar por essa situação desagradável, o ideal é chegar ao aeroporto com bastante antecedência, cerca de duas a três horas antes do voo.

Se você fizer o check-in cedo, as chances de ficar sem lugar no avião ficam menores. E aí, você pode despachar sua bagagem e procurar o portão de embarque sem pressa!

Veja mais!