Como levar o dinheiro nas viagens internacionais?

  • Google+
  • LinkedIn

Você vai viajar para outro país e está na dúvida sobre a melhor forma de levar o seu dinheiro? Realmente, existem várias cartões e formas de comprar no exterior.

Antes de decidir como irá levar o seu dinheiro, confira as formas de pagamento aceitas lá fora!



Dinheiro

É sempre bom levar uma quantia na carteira para gastos pequenos que você pode ter, como comprar algo na rua ou pagar um táxi. Evite trocar o dinheiro em aeroportos ou hotéis, pois as taxas cobradas costumam ser mais caras e você perde dinheiro.

Fique atento à moeda local também. Você vai encontrar dólar americano, dólar canadense, peso argentino, e cada um tem um valor diferente e altera os seus gastos.

No caso do dólar, você deve sempre olhar o valor do dólar turismo para saber quanto pagará no final. Este é o dólar utilizado nas compras em viagens internacionais e na conversão no cartão de crédito. Ele é diferente do dólar comercial, utilizado apenas na importação ou exportação de grandes empresas.

Cartão de crédito internacional

É o meio de pagamento mais aceito lá fora, mas tem como desvantagem a surpresa na hora do pagamento. Isso porque quando a fatura chegar, o valor que você gastou em dólar será convertido na taxa do dia do pagamento. Então, você pode ter feito uma compra com uma taxa menor e pagar mais caro por elas depois. Além disso, toda compra feita no cartão de crédito terá o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que chega a 6,38% do valor gasto.

Se você for a um país onde o dólar não é a moeda principal, saiba que este imposto será cobrado duas vezes. Na Argentina, por exemplo, a compra paga em peso (a moeda do país) será convertida em dólar e, depois, em real.



Cartão pré-pago

Ele parece o cartão de crédito que você já conhece, mas funciona como um celular pré-pago: você carrega o dinheiro e vai utilizando. Também funciona para saques em outros países, mas a cada saque você paga uma taxa – algo em torno de 2,50 da moeda local.

Cartão de débito



Nem todos os bancos permitem o uso do cartão de débito em compras no exterior. Mas quando isso acontece, a tarifa de transação é definida pelo banco. Ou seja: vale se informar sobre os valores. Se escolher essa opção, evite fazer muitos saques para não pagar caro nas taxas.

Indicação da Konkero: Utilizar o cartão de crédito ou pré-pago é a melhor saída. Com o pré-pago você não perde o controle dos gastos, e com o de crédito você está seguro caso alguma emergência aconteça. 😉





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.