Consórcio: saiba quem pode fazer

Entenda com qual idade você pode fazer um consórcio e se ter o nome sujo pode atrapalhar na hora de fechar o negócio.

Comprar um carro, uma casa ou até mesmo conseguir um serviço, como fazer uma cirurgia por exemplo, pelo consórcio é uma saída para quem não tem pressa e aceita ter esses bens a longo prazo. Como você paga as parcelas todo mês e espera ser sorteado, não sabe exatamente quando receberá a carta de crédito contemplada para fechar a compra.

A vantagem: as taxas cobradas em um consórcio costumam ser menores do que os juros dos financiamentos e, assim, você paga menos no final.

Quem pode comprar um consórcio?

As restrições são menores do que nos financiamentos de carro e casa feitos pelos bancos. Confira abaixo as dúvidas mais comuns.

Quem está negativado ou com nome sujo pode comprar um consórcio?

Isso vai depender da administradora de consórcio. Várias delas não fazem uma análise de crédito na etapa inicial. Ou seja: quem está negativado pode entrar no grupo do consórcio que escolheu e começar a pagar as parcelas, como todos os outros.

Mas essa avaliação será feita quando você for sorteado e receber a carta de crédito contemplada para comprar o bem. Ou seja, ao ser contemplado é aconselhável que você esteja com o nome limpo, caso contrário, poderá ter problemas em receber a carta de crédito contemplada. Por isso, procure resolver a situação do seu CPF o quanto antes.

Com qual idade posso fazer um consórcio?

Segundo o Código Civil Brasileiro, a assinatura de documentos legais só pode ser feita por uma pessoa física considerada “plenamente capaz” e esta capacidade é adquirida a partir de 18 anos. Porém, é possível que uma pessoa com menos de 18 anos e mais de 16 anos faça um consórcio, mediante a autorização dos pais ou tutor e assinatura dos mesmos.

O motivo da análise de crédito no consórcio

As administradoras de consórcio fazem a análise de crédito de todos os consorciados que são contemplados. A análise de crédito acontece porque a empresa quer garantir que você continuará pagando as parcelas do consórcio até o final do prazo, mesmo após a compra do carro, da moto ou do imóvel. E, se você deixar de pagar as parcelas, a empresa pode entrar com uma ação judicial e tomar o bem de você.

Vale lembrar também que, se você atrasar o pagamento das parcelas do seu consórcio você deixa de participar do sorteio, perdendo a chance de ser contemplado e receber a sua carta de crédito. Assim, é sempre bom que você verifique com a administradora de consórcio quais são as regras e mantenha sempre o pagamento das parcelas do consórcio em dia.

Entenda o consórcio em dois minutos!

Quer saber mais sobre as principais regras do consórcio? A Konkero explica! Confira no vídeo:



Dica para encontrar uma administradora de consórcio

Para não ter erro, a dica é buscar por uma administradora de consórcio que esteja regularizada e tenha o aval de funcionamento junto ao Banco Central, que é a instituição responsável por fiscalizar e regulamentar o Sistema de Consórcios no Brasil. Assim, depois de verificar esta informação, pesquise pelas administradoras de consórcio quais são as taxas cobradas e escolha a melhor para o seu bolso.

Veja também!

 




comentários