Consórcio ou poupança: qual o melhor para juntar dinheiro?

  • Google+
  • LinkedIn

O seu perfil de poupador ajuda na escolha do investimento certo para juntar a grana dos seus sonhos!

Consórcio ou poupança



Comprar a casa própria, trocar de carro, fazer a viagem dos sonhos, pagar a faculdade dos filhos. Os motivos para guardar dinheiro são muitos e isso pode deixá-lo em dúvida na hora de escolher como economizar. No Brasil, o consórcio é visto como um caminho para guardar dinheiro todo mês. Mas será que ele é melhor do que a poupança? A resposta depende dos seus hábitos financeiros.

Como fazer a escolha certa

Basicamente, se você tem disciplina para se organizar sozinho e consegue juntar dinheiro todo o mês sem precisar usar esse valor, a poupança deve ser a sua opção. Por outro lado, quem não tem essa disciplina pode optar por um consórcio, pois existe a obrigação de pagar um valor todo mês – e que não pode ser resgatado a qualquer momento. Segundo dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), quem entra em um consórcio economiza 4,5 vezes mais do que guardaria se abrisse uma poupança. Por isso, seja sincero ao analisar seus hábitos financeiros. Dessa forma, você garante que fará a melhor escolha para seu bolso.

Dica: se quiser ter ainda mais disciplina, que tal fazer uma poupança programada? Com ela, você agenda um depósito que será feito automaticamente, então, não se esquecerá de depositar esse dinheiro.

Vai fazer um consórcio?

O dinheiro pago mensalmente nas parcelas fica depositado em um fundo organizado pela administradora. E a maneira mais comum de receber essa grana é ser sorteado ou dar um lance. Também existem os casos em que consorciados desistem do grupo e vendem a cota ou esperam o sorteio para receber de volta o que já foi pago. Veja só que não é tão fácil recuperar o dinheiro investido.

Principal vantagem para guardar dinheiro: a cobrança geralmente é feita por boleto bancário e isso aumenta a disciplina no pagamento, pois a conta chega todo mês na sua casa.



Fique atento: todo consórcio cobra uma taxa de administração, então, você paga para guardar esse dinheiro – o que acontece na poupança. Isso significa que você gasta mais dinheiro quando escolhe o consórcio e justamente por isso deve pensar bastante se está fazendo a melhor opção. Quer saber a diferença que essa taxa faz? Confira o custo final de um consórcio de carro.

Ou prefere a poupança?

Esta é outra maneira de começar a guardar dinheiro: você deposita a quantia que quiser em qualquer dia do mês, podendo fazer vários depósitos. O dinheiro que estiver na poupança aumentará um pouco mensalmente, independentemente do banco onde você tem a conta. Clique aquipara entender como funciona o rendimento da poupança!



Principal vantagem para guardar dinheiro: você não precisa pagar taxa alguma por isso e ainda vê seu dinheiro render. No entanto, procure ser organizado e comprometido para depositar essa quantia mensalmente e não resgatá-la da conta. Lembre que é preciso ter foco para atingir o seu sonho!

Fique atento: defina um valor fixo para depositar e uma data específica no mês. Isso torna a economia um hábito, diminuindo as chances de você parar de guardar dinheiro. 





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.