3 caminhos para entrar em um consórcio

  • Google+
  • LinkedIn

Você pode entrar em grupos que ainda estão se formando ou que já começaram! Saiba mais aqui

3 caminhos para entrar em um consórcio



Quando você escolhe comprar uma casa, um veículo ou qualquer outro serviço por meio de um consórcio, existem algumas etapas importantes antes que você comece a pagar as parcelas. Além de saber as regras deste negócio, você precisa entrar em um grupo com outros consorciados. Nem sempre o grupo já foi formado, assim como outros já começaram há algum tempo. Mas isso não significa que você perdeu a chance de fazer este negócio. Confira agora os três caminhos mais comuns para começar a pagar sua casa, seu carro ou o serviço que quiser!

Como funciona o grupo no consórcio?

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), Paulo Roberto Rossi, “O consórcio é a arte de poupar em grupo”. Quando você paga a sua prestação, uma porcentagem dessa parcela vai pra o fundo comum, que funciona como a poupança do grupo. A administradora responsável por gerenciar o grupo vai fornecer a carta de crédito utilizando o dinheiro desse fundo, garantindo que todos os consorciados consigam comprar o bem. Confira agora três caminhos para começar a pagar sua casa, seu carro ou o serviço que quiser!

Como entrar em um consórcio

1. Grupo em formação

Nem sempre dá para entrar no consórcio logo de cara. Em muitos casos é preciso esperar a administradora reunir a quantidade necessária de consorciados para começar a pagar as parcelas. Dependendo do bem que você deseja comprar, o grupo pode demorar um pouco mais para ser formado. No caso do consórcio de imóveis, às vezes são necessários mais participantes para dar início ao pagamento das parcelas, por exemplo. Então, antes de comprar um consórcio, verifique se o grupo está em formação e qual o prazo para a primeira assembleia.

2. Grupo já formado: comprar uma cota vaga

Neste caso, você entra em um consórcio que está operando. E existem duas formas de participar deste grupo em andamento. Uma delas é comprando uma cota vaga. Procure a administradora que tem o consórcio que você deseja comprar e pergunte sobre vagas nos grupos em andamento. Nesse caso, você deve negociar a entrada no consórcio diretamente com a empresa , pois somente ela pode fazer essa venda.

3. Grupo já formado: comprar a cota de outro consorciado

Outra maneira de entrar no consórcio é comprar a cota diretamente de alguém que deseja sair do grupo. Neste caso, você fecha o negócio com um participante do consórcio que deseja sair do grupo. Isso significa que você pagará um valor à vista para ele, entrará no grupo e continuará pagando as parcelas como qualquer outro consorciado. Vale saber que as  administradoras não costumam apoiar essa prática, por isso, não fazem a mediação da venda. Se receber uma proposta assim, ligue na administradora e confirme se o vendedor da cota é um consorciado daquela empresa.



Antes de entrar no consórcio

Pergunte sobre as regras de contemplação, de lance, e a taxa de administração. Essa taxa faz diferença no custo total do seu consórcio! Confirme os valores das parcelas antes de assinar o contrato e qual a duração do grupo, além de escolher prestações com um valor que você consiga pagar durante anos sem comprometer o orçamento familiar. Caso você atrase as parcelas, não poderá frequentar assembléias nem dar lances, além de correr o risco de ser excluído do grupo.



Confira abaixo um vídeo que explica como o consórcio funciona:





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.