Onde fazer um consórcio para pagar a faculdade

Banco ou administradora? Conheça as vantagens de cada um e tome a melhor decisão!

Se você vai começar uma faculdade ou tem um filho que vai prestar o vestibular nos próximos anos, o consórcio pode ser um dos caminhos para pagar esse curso. Quando você compra uma cota em um consórcio de serviços, tem que pagar as parcelas mensais até o final do prazo definido em contrato e, ao ser contemplado, pode usar todo o dinheiro da carta de crédito e pagar o curso. Gostou da ideia? Descubra a seguir onde você pode comprar uma cota.

Entrando no consórcio

Existem duas opções: comprar uma cota em uma administradora de consórcio ou fechar negócio em um banco. Em relação à maioria dos empréstimos, os bancos costumam cobrar menos juros porque só aprovam o crédito quando fazem uma análise do seu orçamento. Mas como no consórcio essa avaliação não é feita, não existe uma regra: tanto bancos quanto administradoras podem cobrar taxas altas. Por isso, você precisa pesquisar quem oferece as melhores condições.

Além das taxas, saiba que o atendimento oferecido pela empresa faz diferença na sua escolha. Como as administradoras de consórcio trabalham exclusivamente com esse serviço, elas costumam oferecer uma assistência completa. Já nos bancos, onde o consórcio é mais um dos serviços oferecidos, o suporte dado aos clientes deve ser menos personalizado.

As vantagens de ser um consorciado

No consórcio, você escolhe uma cota com parcelas que cabem no seu orçamento, o que nem sempre acontece com os cursos universitários, e tem a vantagem de usar todo o dinheiro de uma vez só na contemplação. Então, ao propor o pagamento de todo o curso, você pode negociar um desconto com a faculdade.

Fique de olho!

O valor da carta de crédito indica quanto você vai receber no final. Por isso, pesquise as mensalidades das universidades e dos cursos antes de entrar em um grupo de consórcio de serviços.



Importante: a administradora do consórcio deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil para poder funcionar. Clique aqui e confira a lista de empresas autorizadas.

Saiba mais!

Confira 16 perguntas e respostas sobre o consórcio de serviços.




comentários