O que comprar com o consórcio de imóveis - Konkero

O que comprar com o consórcio de imóveis

Uma chácara no interior, a reforma dos seus sonhos, aquela casa na praia… conheça diferentes maneiras de usar o dinheiro do seu consórcio e tire o sonho do papel.


No mercado desde a década de 90, os consórcios de imóveis foram lançados principalmente para quem queria guardar dinheiro pensando na casa própria, o principal sonho dos brasileiros. Mas essa não é a única opção de um consorciado: a carta de crédito de um consórcio de imóveis, que você recebe quando é contemplado, pode ser usada para outras compras, desde que sejam relacionadas a este bem. Os dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC) mostram que muita gente anda inovando no uso da carta de crédito. Veja só!

Consorcio_O que comprar com o consórcio de imóveis

O papel do FGTS no consórcio de imóveis

Você sabia que pode usar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no seu consórcio de imóveis? Uma das condições é ter três anos de trabalho registrado, na mesma empresa ou não. Nesse caso, o FGTS serve para dar lances no leilão ou adiantar as prestações de pagamento, desde que você não tenha mais de três parcelas atrasadas. Clique aqui para saber todas as regras de uso do FGTS.

Segundo dados da ABAC, entre janeiro e junho de 2019, cerca de 1,6 milhão de cotas de consórcios foram comercializadas, incluindo 7,32 milhões de participantes. Muitos desses números exemplificam o uso do fundo de garantia para comprar um imóvel próprio.

Fique atento às regras sobre o uso do FGTS no consórcio

O FGTS só pode ser utilizado para compra de imóveis. Não é possível usá-lo para reformas, por exemplo. O imóvel consorciado deve estar localizado na cidade onde o trabalhador mora há pelo menos um ano e não ultrapassar o valor de R$ 1,5 milhão.

Além disso, o titular do FGTS deve ter pelo menos três anos de registro em carteira, que podem ser seguidos ou não, para resgatar o fundo e usá-lo na compra do imóvel. Não é necessário estar com carteira assinada no momento da compra.

Veja também!