O que saber ao comprar um carro usado

  • Google+
  • LinkedIn

Lataria, pintura e indícios de acidentes são alguns dos itens que você precisa verificar antes de fechar a compra do veículo

Comprar um seminovo pode ser uma boa opção para quem está disposto a procurar uma boa oferta e não quer gastar tanto quanto custaria um zero quilômetro. Como você comprará um veículo que já teve dono, precisa ter certeza que o carro está tão bom quanto o proprietário defende. Afinal, quem leva um usado sem saber dos possíveis defeitos, corre o risco de gastar mais do que o planejado.



O que checar no carro antes da compra

1. Parte interna

Veja se encontra manchas no estofado ou em locais escondidos, como no porta-malas. Dependendo do tamanho das manchas, pode ser sinal de que o carro passou por uma enchente. Na dúvida, pergunte ao proprietário.

2. Lataria

Procure por ondulações ou áreas amassadas, pois elas podem indicar uma batida que o dono do veículo não revelou. Outro truque para descobrir esse tipo da informação é dar batidas leves na lataria prestando atenção no barulho. Se for diferente em algum ponto, desconfie. Para tirar a prova, pegue uma flanela, passe no carro e coloque um imã na região em que desconfia de algum reparo. Se o imã não grudar, pode ser sinal de excesso de massa na pintura, o que indica um conserto daquela parte do veículo.

3. Pintura

Analise a pintura com o carro seco e limpo, em um local bem iluminado. Assim, você consegue notar diferenças na cor, que são sinal de retoque.

4. Amortecedores

Teste a suspensão empurrando o para-choque para baixo. Se o carro balançar duas ou mais vezes quando você soltá-lo, isso mostra que o amortecedor está desgastado.

5. Pneus



Marcas, como irregularidades na parte de dentro ou de fora do pneu, podem significar falta de alinhamento e balanceamento. Fique atento também se a quilometragem anunciada pelo vendedor está coerente com a situação dos pneus. Em muitos casos, ele pode dizer que o carro rodou menos do que é a realidade, mas você pode desconfiar dessa informação verificando o estado dos pneus.

6. Documentação

É possível verificar se o carro não foi roubado com o documento original. Basta conferir se o chassi e o número dos vidros são os mesmos do documento.

7. IPVA, licenciamento e multas

É fundamental que você verifique se o carro está com alguma dessas pendências. Afinal, se você comprar um usado que está com dívidas ou multas, terá que pagar o prejuízo futuramente. “Isso ocorre porque as dívidas acompanham o veículo, não o proprietário”, explica o advogado José Airton Carvalho Filho. Clique aqui para saber como descobrir essas irregularidades no veículo. Se mesmo assim você cair nesse golpe e precisar pagar dívidas antigas, saiba que é possível entrar com uma ação e pedir que o antigo proprietário devolva esse dinheiro.

8. Revisões obrigatórias e garantia

Por último, pergunte ao proprietário se o carro passou pelas revisões obrigatórias e ainda possui garantia. As revisões vêm indicadas nos manuais. Caso ele responda que fez todas as manutenções em uma oficina particular, peça para levar o veículo até lá ou traga algum amigo que entenda sobre o assunto.



Dica: além de avaliar todos estes itens, também é muito importante fazer uma pesquisa de preços. Conheça aqui alguns portais para pesquisar os carros usados e comparar as ofertas.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.