Compare o financiamento com o consórcio de carro

  • Google+
  • LinkedIn

As regras mudam no financiamento e no consórcio de carros. Descubra as principais condições de cada tipo de crédito e saiba qual escolher

Compare o financiamento com o consórcio de carro



 

Quem vai comprar um carro e não tem todo o dinheiro do veículo em mãos, pode escolher entre dois caminhos: fazer um consórcio ou um financiamento.

Mas você sabe a diferença entre eles?

 

Financiamento

O banco empresta o dinheiro que você precisa para comprar o carro e você paga esse valor em parcelas mensais, até quitar o que deve.

Para aprovar o empréstimo você passa por uma análise de crédito, que é quando a instituição financeira avalia se você tem condições de pagar a dívida que vai fazer.

Para emprestar o dinheiro, o banco cobra juros. E, se você deixar de pagar, ele pode tomar o seu carro.



Consórcio

Um grupo de pessoas se junta para comprar o veículo, e todos pagam parcelas mensais para a administradora. Quando a soma dos pagamentos atinge o valor do carro, um dos participantes é sorteado e recebe a carta de crédito para comprá-lo.

As parcelas não têm juros, como no financiamento. Mas você paga uma taxa para essa empresa que está organizando o consórcio. E se você não quer esperar ser sorteado pode dar lances, como em um leilão. Quem der o lance mais alto leva a carta de crédito naquele mês.

 



Qual negócio fechar?



Se você está com pressa e quer o carro logo, pode optar pelo financiamento. Com ele, você leva o veículo na hora –  e se tiver um dinheiro para dar de entrada consegue diminuir os juros e o prazo de pagamento. Veja tudo o que temos sobre financiamento de carro.

Mas se você pode esperar ou já tem um carro, considere fazer um consórcio. Apesar de não ter garantia de que será sorteado no começo do prazo, você pode dar lances e, no final das contas, vai gastar menos do que se fizesse um financiamento. Confira as 16 dúvidas mais comuns sobre consórcio de carro.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.