Como ser contemplado antes no consórcio

  • Google+
  • LinkedIn

Fique por dentro dos três tipos de lance que você pode dar para ser contemplado no consórcio sem depender do sorteio

Como ser contemplado antes no consórcio



Em muitos casos, entrar em um consórcio significa depender da sorte para comprar o que você deseja. Esta costuma ser uma desvantagem do consórcio em relação ao financiamento, mas quem tem dinheiro guardado pode antecipar a contemplação dando um lance.

Existem três tipos de lance que um consorciado pode dar, mas nem sempre eles são aceitos em todos os grupos. Por isso, se você pretende antecipar a contemplação dessa maneira, informe-se sobre as regras antes de fechar a compra.

Prepare-se para o leilão do consórcio

Não faz ideia de quanto dar de lance? Ir às assembleias é a melhor maneira de saber qual a média dos valores que estão sendo oferecidos e, principalmente, qual costuma ganhar a carta de crédito. “O melhor caminho é procurar outros consorciados que saíram dos grupos ganhando a carta de crédito em um lance e perguntar qual era a dinâmica dos valores quando ele participou”, explica o presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC) Paulo Rossi.

Com isso você consegue calcular o lance mínimo que pode ter chances de ser vencedor e ser contemplado. Lembrando que o histórico de lances não garantem que lances baixos vão acontecer nos leilões seguintes.

Além disso, o período também costuma influenciar. Condições piores da economia podem fazer com que menos pessoas estejam dispostas a dar lances. O mês de dezembro costuma ser competitivo por conta do pagamento de 13º salário. Já o mês de fevereiro e março costuma ter menos disputa por conta do Carnaval e também das despesas de início do ano como IPVA, IPTU, gastos do Natal, etc.

Confira agora quais os lances que você poderia dar:

1. Lance comum do consórcio

Antes de chegar a data do sorteio do mês, você precisa avisar a administradora do consórcio que pretende dar um lance para tentar levar a carta de crédito. Nesse momento, informe qual valor pretende pagar além da parcela mensal. O lance costuma ser o número de parcelas que você quer antecipar, por isso, vence quem pretende antecipar o pagamento de mais parcelas.

Se você não ganhar desta vez, não se preocupe. É possível pagar apenas a mensalidade do mês e ficar com o dinheiro para dar outro lance futuramente.

Dica: Se você entrar em um consórcio de imóveis, você pode usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar um lance. Com isso, você consegue antecipar muitas parcelas e aumenta as suas chances de ganhar!



2. Lance fixo do consórcio

Neste caso, a empresa que administra o consórcio reúne os consorciados que estão interessados em competir dando o mesmo valor como lance. No caso do consórcio de imóveis, esse lance fixo costuma ser 30% do valor do imóvel que você quer comprar. Isso quer dizer que todos os participantes do grupo que entrarem com esse lance concorrem em um sorteio diferente. Ou seja: você tem mais chances de ganhar.

3. Lance embutido do consórcio

Na terceira opção, você usa um valor da sua carta de crédito no lance, o que costuma acontecer no consórcio de imóveis.

Atenção! Isso significa que você receberá um valor menor do que está previsto na carta de crédito porque usou uma parte no lance embutido. No exemplo anterior, você teria R$ 160 mil para usar na compra do imóvel porque gastou R$ 40 mil no lance. Para não cometer nenhum engano, faça as contas antes de escolher este tipo de lance.

Para mandar bem no leilão do consórcio

Não dá para saber qual lance vai vencer, mas estar por dentro do que aconteceu nas últimas assembleias traz uma ideia de qual valor aumenta as suas chances de ganhar. Além disso, a época do ano que você escolhe a assembléia também faz diferença! Segundo Paulo Rossi, presidente da ABAC, o carnaval costuma ter leilões mais vazios, por exemplo. Já o final do ano tem assembleias mais movimentadas por conta do recebimento do 13º.



Meu lance não foi vencedor e não fui contemplado. E agora?

Não se preocupe! Você não perde o dinheiro do lance mesmo se ele não for o vencedor.  Agora é guardar essa quantia e tentar de novo na próxima assembléia.

Ainda não entrou em nenhum consórcio? Descubra se vale a pena ou não comprar uma carta de crédito contemplada.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.