Consórcio de veículos: dicas para ser contemplado

Consórcio de veículos: como funciona, como comprar e como aumentar as chances de ser sorteado.

consórcio de veículos
Consórcio de veículos: como funciona, como comprar e como aumentar as chances de ser sorteado.

O consórcio de veículos é uma opção mais em conta para quem quer adquirir o seu. Dentre todas as modalidades, essa é uma das mais econômicas, pois não há necessidade de dar entrada.

Para muitos, o ponto negativo é a espera maior para conseguir ter acesso ao veículo. Afinal de contas, o consorciado só recebe o bem após ser contemplado ou ao quitar os pagamentos. Mas a verdade é que existem alternativas para apressar esse processo.

Nesse post vamos dar algumas dicas de como aumentar as chances de ser contemplado no consórcio de veículos.

Como funciona o consórcio de veículos?

O consórcio é um financiamento de veículos em grupo. Basicamente, um grupo de pessoas se une na compra de um mesmo bem.

Cada um dos participantes contribui pagando parcelas mensais do veículo. Esse dinheiro fica guardado como uma espécie de conta poupança conjunta.

Mensalmente é realizado um sorteio, que premia um dos consorciados. Ao ser sorteado, o contemplado recebe um carta de crédito, que permite a compra do bem e o recebimento do mesmo.

Outra possibilidade é dar lances pelo veículo, como em um leilão. O participante que ofertar o maior valor leva a carta de crédito.

Quais as vantagens do consórcio?

A primeira delas é a falta de taxa de juros. Nessa linha de crédito, o cliente paga apenas uma taxa de consórcio, que varia de acordo com a instituição financeira contratada.

Outra vantagem muito importante é que o consorciado define o valor das parcelas e em quanto tempo consegue pagar. A maioria dos consórcios possuem um prazo máximo de 72 meses.

Vale ressaltar que o cliente pode resgatar seu dinheiro de volta se desistir do contrato.

Como funcionam os lances

Lance fixo

Os sorteios das cartas de crédito acontece todos os meses. Uma boa dica é oferecer um lance fixo pouco antes da próxima assembleia.

No caso do lance fixo, os valores são pré-definidos e o contemplado será aquele que mais se aproximar do valor.

Lance livre

O lance livre não tem valor estipulado e pode ser oferecido a qualquer momento. Nessa opção, leva quem der o maior lance. Os que não forem vencedores na rodada não precisam pagar.

Lance embutido

Essa alternativa é para quem não tem o dinheiro completo para oferecer o maior lance. Nesse caso o participante abre mão de uma parte da carta de crédito e junta esse saldo ao lance oferecido.

Como agilizar o processo?

Pagamentos em dia

O pagamento das cotas devem ser feitos em dia. Isso vai permitir que o consorciado tenha mais controle de suas contas. Além disso, o consórcio em dia permite que as assembleias sejam feitas com mais frequência.

Planejamento financeiro

Para ter oportunidade de dar bons lances é essencial que o consorciado tenha um bom planejamento financeiro. Antes de fechar contrato, analise bem as opções e veja qual delas é a melhor para o seu orçamento.

Dê lance em meses menos competitivos

Alguns meses do ano são mais procurados por quem quer oferecer um lance. Isso acontece muito no fim do ano, quando os consorciados passam a receber o 13º salário. Por isso, o ideal é fugir destas datas.

Quer saber mais sobre consórcio de veículos? Acesse nosso blog e leia mais conteúdos.



Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL