Consórcio de carro Volkswagen: como funciona

Entenda como funciona o consórcio de carro Volkswagen e saiba se vale a pena fechar negócio com a empresa!

Consórcio de carro Volkswagen: como funciona

O consórcio de veículos é uma maneira de comprar um carro ou moto muito considerada por quem não tem pressa em ter o veículo em mãos. Nele, o participante paga parcelas mensais e, a cada mês, a empresa administradora faz sorteios. O sorteado fica com a carta de crédito e pode usá-la na compra do carro ou moto, no entanto, deve continuar pagando as parcelas do consórcio mesmo depois de ser sorteado.

Uma das empresas que oferecem o consórcio de carro é a Volkswagen, montadora alemã com atuação de mais de 60 anos no Brasil. Por meio do Banco Volkswagen, instituição financeira da fábrica, os interessados podem comprar uma cota em um dos planos oferecidos pela empresa e concorrer à carta de crédito a cada mês.

Saiba mais como funciona o consórcio de carro Volkswagen e entenda como é cada plano oferecido.

Como funciona o Consórcio Volkswagen

No consórcio de carro Volkswagen, um grupo de pessoas com o mesmo objetivo – comprar um carro da montadora – se une, gerenciado por uma empresa administradora, e junta dinheiro a cada mês para comprar o carro desejado. A empresa administradora, por sua vez, realiza sorteios mensais, e assim, todo mês um dos participantes é contemplado e recebe a carta de crédito, que é usada na compra do bem.

Para começar a participar de um consórcio, é necessário comprar uma cota e entrar em um grupo em formação, ou em um grupo já formado.

A diferença entre eles é que, no grupo em formação, é necessário esperar a administradora reunir os participantes para o funcionamento do consórcio, o que pode levar um tempo. Já no grupo formado, não é preciso esperar, uma vez que o grupo já está formado e o consórcio já está em andamento.

Na Volkswagen, é possível escolher entre 3 planos para entrar em um consórcio de grupos em formação, e 5 planos de grupos em andamento. Entenda como funciona cada um deles.

Planos disponíveis

Grupos em formação

1. Plano padrão

O Plano Padrão é ideal para quem quer conquistar o carro zero mais fácil. Nele, o participante tem até 84 meses para pagar, parcelas reduzidas, não precisa pagar taxa de adesão, tem valores acessíveis de carta de crédito, não paga juros e não tem burocracia.

2. Plano Mais

O Plano Mais é para quem busca mais facilidade. Nele, o participante tem até 76 meses para pagar, não precisa pagar taxa de adesão, tem 100% do crédito na contemplação, não paga juros e não tem burocracia. A taxa de administração é de 0,18% ao mês.

3. Plano Exclusivo

O Plano Exclusivo é um top de linha com condições exclusivas. Nele, o participante tem até 72 meses para pagar, não precisa pagar taxa de adesão, tem 100% do crédito na contemplação, não paga juros e não tem burocracia. A taxa de administração é de 0,15% ao mês.

Grupos em andamento

A diferença entre os planos dos grupos em andamento é o tipo de crédito na contemplação, que pode ser total ou parcial, e o prazo para pagamento. Em todos eles, o crédito é sujeito a aprovação na contemplação.

1. Reduzido

Neste plano, o crédito na contemplação é de 100% e o participante tem até 60 meses para pagar.

2. Mais Leve

Neste plano, o crédito na contemplação pode ser parcial, de 66,6%, ou total, de 100% e 33,4% de rateio nas prestações restantes. O participante tem até 84 meses para pagar.

3. Leve

Neste plano, o crédito na contemplação pode ser parcial, de 75%, ou total, de 100%. O participante tem até 84 meses para pagar.

4. Normal

Neste plano, o crédito na contemplação é de 100% e o participante tem até 84 meses para pagar.

5. Premium

Neste plano, as prestações são reduzidas, e o participante tem até 60 meses para pagar.

Simulador de consórcio Volkswagen

O Banco Volkswagen também permite que os interessados façam uma simulação antes de entrarem, de fato, em algum grupo, seja em formação ou já formado. Assim, é possível saber quanto será preciso desembolsar por mês.

Para simular, basta entrar no site do Banco Volkswagen, na parte de consórcios, escolher o veículo e o valor mínimo das parcelas e clicar em “Simular consórcio”.

Consórcio de carro Volkswagen: como funciona

Como funciona a contemplação

Ao ser contemplado no consórcio, é essencial que você esteja em dia com o pagamento das parcelas, caso contrário você pode perder sua vez. Você deverá ir até uma concessionária Volkswagen para escolher o seu veículo e apresentar alguns documentos, que são:

Apresentando essa documentação, será feita uma análise de crédito. Caso aprovada, o participante recebe a carta de crédito em até 2 dias úteis.

Avaliação Banco Volkswagen

O Banco Volkswagen é uma instituição financeira que segue os critérios do Banco Central do Brasil. No Reclame Aqui, a empresa tem RA1000, com nota 8.6. 100% das reclamações dos usuários foram respondidas e o índice de solução é de 90,4%.

*Os dados do Reclame Aqui foram consultados em 28 de abril de 2020 e estão sujeitos a alterações.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Julia Braz de Teves: jornalista formada em 2019 pela Universidade Nove de Julho. Já atuou na área de assessoria de imprensa, e já trabalhou como auxiliar administrativa-financeira, passando, inclusive, pelo departamento pessoal.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL