Como fazer um consórcio de carros seminovos

Descubra como fazer um consórcio de carros seminovos e saiba se ele vale a pena!

Como fazer um consórcio de carros seminovos

O consórcio de veículos é um dos meios possíveis de se comprar um carro, seja novo ou usado. Nele, os participantes juntam dinheiro por meio do pagamento de parcelas mensais, enquanto a empresa administradora, que gere o grupo e o dinheiro que é pago por cada integrante, faz sorteios a cada mês. Quem é contemplado no sorteio ou faz um lance maior do que os outros recebe a carta de crédito e deve usá-la na compra do carro.

Quem opta por um consórcio, pode escolher comprar um carro zero ou um seminovo. Porém, a diferença entre os dois tipos é que o consórcio de carros seminovos pode limitar o tempo de uso do carro, o que não acontece no consórcio de carros novos.

Há vantagens e desvantagens na compra de um carro seminovo, no entanto, o consórcio desta modalidade terá o mesmo funcionamento. Entenda mais sobre como fazer um consórcio de carros seminovos e saiba quais vantagens você pode ter neste negócio.

Como funciona o consórcio de carros seminovos

Este consórcio, a princípio, funciona da mesma maneira que um consórcio de carros novos. O interessado deve procurar uma empresa administradora, comprar uma cota, e esperar que a empresa reúna os demais participantes.

Após a formação do grupo, os integrantes devem pagar parcelas mensais, que são definidas de acordo com o valor total do bem e o número das parcelas, antes da compra das cotas. A cada mês, a administradora faz um sorteio e um dos participantes é contemplado, recebendo uma carta de crédito – cujo valor também é definido antes da compra das cotas – para utilizar na compra do automóvel desejado.

O veículo a ser comprado, por sua vez, tem uma restrição: sendo um consórcio de carros seminovos, o automóvel não pode ser mais velho do que o contrato determina. Algumas empresas podem determinar até 5 anos de uso, enquanto outras podem permitir carros com apenas 2 ou 3 anos de uso.

Portanto, é necessário ficar atento a esse fator, pois ele limita a sua compra, considerando que não é qualquer seminovo que pode ser comprado.

Como fazer este consórcio

Para fazer um consórcio de carro seminovo, basta procurar uma empresa que faz esse tipo de consórcio. Alguns exemplos são a Rodobens, a Honda e a Porto Seguro, que permitem que os interessados comprem cotas e consigam a carta de crédito para carros seminovos.

Antes de comprar a cota, é importante ter alguns cuidados para não ser prejudicado. Compare entre as administradoras as melhores condições, como taxa de administração, quantidade e valor das parcelas, e, principalmente, quantos anos de uso o carro pode ter para poder ser comprado com a carta de crédito do consórcio. Além disso, não deixe de ler atentamente o contrato antes de fazer a compra.

Vantagens e desvantagens

Uma das vantagens de se fazer um consórcio de carro seminovo é o preço do veículo. Um carro zero, dependendo do modelo, é mais caro do que um carro seminovo. Além disso, ele desvaloriza muito rápido, assim que sai da concessionária – o que não acontece com o seminovo.

Outras vantagens financeiras também estão presentes no seguro auto, documentação e IPVA, que são mais baratos quando se trata de um veículo seminovo em comparação a um carro zero.

Já as desvantagens podem ser vistas nos possíveis gastos com manutenção. Algumas vezes, por mais que o veículo seja seminovo, ele pode apresentar problemas mesmo antes da sua utilização. Por isso, é fundamental que haja uma revisão com um mecânico de sua confiança logo após a compra.

Além disso, também é necessário se atentar ao estado de conservação do carro. Isso deve ser visto antes mesmo da compra, no entanto, algum problema escondido pode passar, o que fará com que você gaste com mais manutenção.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Julia Braz de Teves: jornalista formada em 2019 pela Universidade Nove de Julho. Já atuou na área de assessoria de imprensa, e já trabalhou como auxiliar administrativa-financeira, passando, inclusive, pelo departamento pessoal.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL