Máquina de cartão: conheça todos os modelos do mercado

Está pensando em modernizar o seu negócio começando a aceitar cartões de crédito e débito? Conheça os tipos de máquinas de cartão disponíveis no mercado e como cada uma funciona.

Aceitar cartões de crédito e débito em estabelecimentos comerciais tem se tornado indispensável. A tendência é cada vez mais as pessoas optarem pelo uso de cartões em relação ao dinheiro, até mesmo por conta dos problemas de segurança.

Para conseguir trabalhar com este tipo de cartão é necessário que o varejista possua um terminal eletrônico de transmissão de dados financeiros, mais conhecido como máquina de cartão. Para isso, o empresário precisará fechar contrato com uma empresa adquirente (Cielo, Rede, GetNet, etc.). São essas empresas que fornecem as máquinas e cada uma delas trabalha de forma diferente, com um ou mais tipos de máquinas. Conheça como cada máquina funciona e se elas podem ser uma boa para o seu negócio.

Como funcionam as máquinas de cartão de crédito e débito

As máquinas de cartão são dispositivos eletrônicos que funcionam como transmissores de dados financeiros. No caso dos cartões de chip, elas fazem a leitura dos dados do cartão no chip e com a liberação pela senha, é concluída a transação.

Atualmente no mercado existem diversos modelos de máquinas de cartão, inclusive alguns dispositivos permitem que o seu smartphone possa se tornar uma. Conheça quais são os tipos de máquina de cartão e como funciona cada um deles.

Máquina de cartão POS

A máquina de cartão POS é a mais conhecida. Ela fica instalada no caixa e funciona conectada a uma linha telefônica.

Essas máquinas são alugadas pelas empresas adquirentes, como Cielo, Rede, GetNet, entre outras. Cada empresa adquirente tem acordos com diferentes empresas de cartões. Por isso, antes de solicitar verifique quais são os cartões aceitos pela POS que você está solicitando.

Ela utiliza a linha discada para fazer a comunicação, além de imprimir os recibos sem precisar de nenhum outro equipamento.

Máquina de Cartão POS Wireless

São máquinas portáteis semelhantes às POS que funcionam através da rede Wireless, o que restringe seu funcionamento aos locais onde o sinal da internet wifi é bom.

Máquina de Cartão POO

São parecidas com as máquinas POS, mas utilizam um chip de celular para transmitir as informações da compra, ou seja, funcionam pela rede de dados das operadoras de celulares. Costuma ser aquela que o garçom leva até sua mesa, ou que o motoboy leva em sua casa quando você pede um delivery.

Máquina de Cartão TEF

A máquina de cartão TEF é bastante parecida com a POS visualmente, mas a sua tecnologia funciona de uma forma totalmente diferente. Elas costumam ser encontradas em redes de supermercados, farmácias e outros comércios que não exijam mobilidade dos equipamentos.

Essas máquinas funcionam via internet ou links dedicados e para isso precisam estar conectadas ao computador, pois trabalham de forma integrada ao sistema de emissão de nota fiscal do estabelecimento. Uma vantagem é que ela é multi adquirente, ou seja, pode trabalhar com mais de uma empresa adquirente (Cielo, Rede, etc.). Isso é interessante para empresas de grande faturamento, pois permite maior negociação entre as empresas adquirentes.

Máquina de Cartão Mobile

São dispositivos leitores de cartão que, conectados a um smartphone por cabo ou tecnologia Bluetooth, transmitem as informações de forma simples, utilizando a conexão do smartphone. Estão disponíveis leitores que trabalham com cartões de crédito e débito e somente com cartões de crédito. Geralmente é necessário baixar um aplicativo no smartphone e em seguida conectar o leitor de cartão, mas também existem modelos independentes que funcionam somente com um chip de celular.

Quem pode ter uma máquina de cartão de crédito e débito

Pessoas físicas ou jurídicas conseguem adquirir este serviço, mas em alguns casos as empresas podem exigir que o contratante possua conta corrente em algum banco. Além disso, não são todas as empresas que fazem consulta ao SPC e Serasa antes de aprovar a contratação.

Onde conseguir uma máquina de cartão de crédito e débito

Existem diversas empresas onde se pode conseguir uma máquina de cartão, mas para facilitar, separamos as principais delas e listamos abaixo junto com a nota que cada uma recebeu no Reclame Aqui.

Empresa Nota Reclame Aqui Tipo
SumUp 7,31 Mobile CHIP – somente crédito    Mobile TOP – crédito e débito
Payleven 7,02 Mobile
GetNet 6,88 Máquina móvel, fixa e mobile
Izettle 6,69 Mobile LITE – somente crédito    Mobile PRO – crédito e débito
PagSeguro Uol 6,56 Mobile
Cielo 6,4 Máquina móvel, fixa e mobile
Rede 6,04 Máquina móvel, fixa e mobile
Mercado Pago 2,36 Mobile
PagCom Não informado Máquina móvel, fixa e mobile

Entenda como esse comparativo foi elaborado

Nota do Reclame Aqui: Serve como indicativo da qualidade do atendimento da empresa porque mostra como ela se saiu ao atender o cliente.

Reclamações solucionadas: Esta é a porcentagem dos problemas que a empresa resolveu também por meio do site Reclame Aqui. Avalie esta informação assim: quanto maior o número de reclamações solucionadas, mais eficiente é o atendimento da empresa.

Vale lembrar que é muito importante comparar entre essas empresas quais são as taxas cobradas, pois elas costumam variar bastante, principalmente em relação às máquinas fixa e mobile, que trabalham de forma totalmente diferente.

Compare aqui quais são as taxas entre as melhores máquinas de cartão.




comentários