Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?

  • Google+
  • LinkedIn

Ter mais de um cartão de crédito pode parecer uma proposta tentadora, mas isso também pode render muitos problemas com o descontrole nas despesas. Confira se vale a pena!



As vantagens de comprar pelo cartão de crédito são muitas: você parcela compras que não pode pagar agora, ganha milhas e cobre um gasto inesperado. Mas assim como existe o lado bom, alguns problemas podem aparecer. Por exemplo, é fácil perder o controle, principalmente se costuma usar mais de um cartão.

Se você tem esse hábito, veja se ele compensa para a sua situação atual e aprenda a proteger seu orçamento.

Se você recebe tudo de uma vez

Nesse caso, ter mais de um cartão é furada. Afinal, existe a possibilidade de você perder a linha e comprar mais do que pode.

Como você tem uma data certa para receber o salário, programe o vencimento do cartão para um ou dois dias depois. Assim você sabe que nesse período terá a fatura para pagar.

E lembre que, para evitar gastos além da conta, não é legal ter um limite de crédito maior do que 50% do valor da sua renda.



Se você recebe mais de uma vez por mês

Dá para ter outro cartão com data de vencimento diferente. Mas use-o apenas para dividir as compras feitas em dias próximos ao que a grana entra.



Ter dois limites de crédito pode ser arriscado para quem não tem o controle das contas. Afinal, você está sujeito a gastar duas vezes mais! Por isso, antes de pedir outro cartão, veja se você realmente precisa dele e se saberá dividir os gastos.

Uma dica: se o problema é ter um cartão para cada bandeira, veja no banco a possibilidade de os dois cartões compartilharem o mesmo limite. Assim você não corre o risco de gastar mais do que pode.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.