Saiba baixar o limite do seu cartão de crédito

  • Google+
  • LinkedIn

Para não perder o controle dos gastos, que tal reduzir o limite do cartão de crédito? Confira os passos para solicitar essa mudança.

Saiba onde financiar a sua moto



O cartão de crédito é o principal meio para fazer compras parceladas, mas possui uma das taxas de juros mais altas do mercado. Essa combinação pode ser perigosa e prejudicar quem não tem tanta disciplina. Baixar o limite do seu cartão de crédito é uma boa decisão, principalmente se você está tentando organizar o orçamento. Afinal, com um valor menor disponível para gastar, fica mais fácil controlar as contas e resistir às compras por impulso.

Como o limite do cartão de crédito é definido

O banco faz uma análise de crédito e decide qual o valor máximo que você poderá gastar com base na sua renda mensal. Esse limite existe para que você faça suas compras e pagamentos sem cair naquele endividamento impossível de pagar. Mas isso não significa que você deve gastar essa quantia todo mês! Alguns bancos oferecem um limite muito superior à sua renda, então, baixar esse valor vai ajudá-lo a se organizar e evitar as dívidas no cartão.

3 dicas para diminuir o limite do cartão de crédito

1. Esse limite não fará falta?

Pense nisso antes de procurar o seu gerente para evitar que o banco baixe demais o limite de crédito. Se você quer um limite menor, terá que se acostumar a gastar menos no cartão. Então, dá para chegar nesse novo valor levando em conta o quanto você usou apenas em emergências. Assim, você se prepara para entrar no parcelamento do cartão de crédito somente quando não tiver outra saída.

2. Pague suas faturas pendentes

Se você está usando todo o limite do cartão e quer diminuir essa quantia, terá que pagar as faturas até que ele volte ao valor máximo. Isso porque o banco não vai baixar o limite se ele estiver tomado com alguma compra.

3. Entre em contato com o banco

  • Agência: prefira fazer o contato pessoalmente porque você conversa com o gerente da agência e, inclusive, terá uma resposta em menos tempo. Assim como acontece quando você pede o aumento do limite, o gerente vai pedir seus dados pessoais, como CPF e número do cartão de crédito. Geralmente essa transação é mais rápida do que quando você pede um aumento de limite porque, no segundo caso, o banco precisa fazer uma análise de crédito e confirmar que você terá como pagar esse novo saldo.
  • Telefone: outra opção é entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do seu cartão e passar os dados pelo telefone para que eles possam diminuir o limite. Como é uma operação mais simples do que pedir um aumento, você consegue fazer essa mudança pelo telefone. O número do atendimento está no verso do cartão.

Sabia dessa? O banco pode baixar o limite sem você pedir!

Isso é permitido e acontece porque as instituições costumam revisar as linhas de crédito dos clientes. Com isso, elas checam se o limite que você tem é alto demais para a sua renda. Se acharem que sim, podem diminuir esse valor.



Mas, fique atento: o banco precisa avisar que vai alterar o seu limite. Se você descobrir a mudança apenas quando tentar usar o cartão, exija seus direitos. Você poderá reclamar na justiça, pedindo uma indenização por danos morais.



Para ter mais controle

Ainda não tem certeza se reduzir o limite é a melhor opção? Existem outras atitudes que você pode colocar em prática para ter mais controle das suas compras, como desativar a opção de avaliação emergencial de crédito do seu cartão e o aumento de limite automático. Entenda o que isso significa:

  • Avaliação emergencial de crédito: também chamada de tarifa de excesso de limite, é cobrada quando a compra que você faz ultrapassa o limite permitido pelo cartão. Essa avaliação não garante que a compra será aprovada, apenas indica que será analisada e talvez liberada. Mas essa avaliação sempre tem um custo, independentemente do resultado de aprovação ou não da compra.
  • Aumento automático do limite: alguns fatores contribuem para a aprovação do aumento do seu limite automaticamente, como ter contas em débito automático que sempre foram pagas, pagamento da fatura sem atrasos e uso constante do cartão. Mas esse recurso aumenta as chances de você se atrapalhar com as compras do cartão de crédito.

Quer saber qual o limite ideal para o seu cartão de crédito?

Então clique aqui e descubra como usar esse produto financeiro sem atrapalhar o seu orçamento.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.