Quem pode ter um cartão de crédito - Konkero

Quem pode ter um cartão de crédito

Para conseguir um cartão de crédito, além de ser maior de idade, é necessário comprovar renda. Confira todas as condições para ter acesso a esse serviço!

Quando usado de forma consciente e controlada, o cartão de crédito traz muitas vantagens tentadoras. Além de parcelar compras caras, é possível comprar em sites estrangeiros e ainda aproveitar as milhagens para trocar por passagens aéreas. Mas, para ter acesso a esse crédito, é preciso atender a algumas condições. Confira quais são!

Quem pode ter um cartão de crédito

Para conseguir um cartão de crédito é necessário estar dentro de algumas condições exigidas pelos bancos que oferecem o serviço. Veja abaixo quais são.

  • Ter mais de 18 anos: ou ter entre 16 e 18 anos, mas ser emancipado – o emancipado consegue os mesmos direitos de uma pessoa maior de idade;
  • Comprovar renda: se você não tem fonte de renda, é mais difícil conseguir o cartão, porque a administradora entende que as chances de você não pagar as faturas são maiores;
  • Estar com o nome limpo: os bancos consultam o CPF dos clientes antes de aprovar a emissão do cartão. Se você está com o nome na Serasa ou no SPC, terá que pagar essa dívida para conseguir o cartão.

Como fazer o seu cartão de crédito

No banco onde você tem conta corrente

Para fazer o cartão no seu banco, ligue para a central de atendimento, vá até uma agência bancária ou faça a solicitação pelo internet banking. Como a instituição financeira já tem os seus dados de cadastro, você não precisa apresentar outros documentos.

Essa opção pode ser mais prática, pois o gerente consulta o seu histórico financeiro e pode aprovar a emissão rapidamente. Além disso, se você é um cliente que paga as contas em dia, tem mais chances de conseguir um desconto na anuidade do cartão de crédito, caso você peça ao seu gerente.

Se você não tem conta corrente

Isso não impede que você peça um cartão, mas talvez o banco demore um pouco mais para aprovar sua proposta, ou libere um limite de crédito menor. Além de pedir o cartão em uma agência ou pelas centrais de atendimento, você também pode fazer a solicitação nos sites dos bancos, mas terá que apresentar ou enviar por e-mail seus documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e comprovante de renda.

Fique atento ao limite de crédito!

Nem sempre você terá um cartão de crédito com o limite que deseja. Quem escolhe esse valor é o banco e, para isso, ele considera a sua renda. Geralmente, quem tem mais dinheiro consegue um limite de crédito maior, mas você pode subir esse valor depois de um tempo. Clique aqui e veja como.

Veja também!