Quando ter um cartão de crédito internacional

Dependendo do seu perfil, o cartão de crédito internacional trará mais prejuízos do que vantagens. Saiba o que você precisa analisar antes de fazer o pedido do seu!

Quem abre uma conta ou faz um pedido de cartão de crédito, normalmente precisa escolher entre o comum (o nacional) ou o internacional. Mas você sabe qual é a melhor opção? Enquanto o nacional é usado para saques e pagamentos de compras feitas no Brasil, o internacional faz saques e pagamentos em outros países, além de compras em lojas virtuais do exterior e outras vantagens.

Preciso de um cartão internacional?

Por causa dos benefícios, talvez você fique tentado a escolher o internacional. Mas saiba que este tipo de cartão tem cobrança de anuidade e de taxas maiores do que em uma versão comum. Confira a seguir em que situações você vai precisar de um cartão de crédito internacional.

  • Saques em agências de outros países: essencial para quem pretende viajar para fora do Brasil, o cartão vai ser usado para sacar dinheiro em terminais eletrônicos internacionais ou agências bancárias na cidade em que você estiver.
  • Compras em sites internacionais: lojas de aplicativos para smartphones, roupas, eletrônicos. Para fazer compras online em sites estrangeiros você vai precisar de um cartão internacional. Operações de compra e transferência pelo PayPal também necessitam desse tipo de cartão.
  • Pagamentos fora do Brasil: Você não precisa se preocupar com a moeda porque o cartão faz a conversão do dólar para o real automaticamente.

Então, se você viaja muito para outros países ou costuma comprar produtos em sites que não são brasileiros, o cartão de crédito internacional é bastante recomendado. Caso contrário, procure usar somente o nacional para não ter tantos gastos com tarifas de serviços que você não usa.

Quem pode ter esse cartão

O cartão de crédito internacional pode ter muitas restrições para ser liberado, mas é um serviço simples de conseguir. Você precisa ter no mínimo 18 anos e corresponder às exigências de renda do banco, que vai liberar um limite de acordo com a análise de crédito. Converse com o seu gerente sobre a ativação do seu cartão para uso internacional.

Se eu escolher o cartão internacional, como usá-lo?

Quando você compra algo em um site dos Estados Unidos, por exemplo, não precisa pagar em dólar. Com o cartão internacional, a operadora faz a conversão do real para o dólar quando fechar a sua fatura. A mesma coisa acontece em uma viagem: você pode passar o valor no crédito e ele será convertido para reais na sua fatura. Apenas faça esse cálculo antes de fechar a compra e veja qual valor deverá pagar quando a fatura chegar.



Dica: vai viajar e está com medo de estourar o limite do cartão? Entre em contato com o gerente do banco e explique a situação. Muitos brasileiros viajam especialmente para fazer compras e você pode pedir um aumento do limite para o banco.

Já decidiu seu destino? Confira o dicionário do aeroporto para não passar aperto!

Veja mais!




comentários