O que você precisa saber antes de fazer um cartão de crédito

  • Google+
  • LinkedIn

Está pensando em contratar um cartão de crédito no seu banco? Confira agora tudo o que você precisa saber antes de fazer um cartão de crédito!

O que você precisa saber antes de escolher um cartão de crédito



Será que você deve fazer um cartão de crédito internacional? E qual benefício é melhor: ter milhagens, descontos em seguros ou minutos para falar no celular? Todos os bancos oferecem modelos diferentes de cartão de crédito, tornando essa decisão mais difícil do que deveria ser. Mas você pode fazer uma boa escolha se prestar atenção em seis pontos importantes. Confira!

1. A escolha do banco

Dá para ter um cartão de crédito do banco onde você tem conta ou onde não tem. Para saber qual a melhor escolha, compare o valor da anuidade e os juros de todas as opções e decida pelo menor valor. Mas saiba que pedir o cartão no seu banco pode ser um processo mais rápido porque ele sabe seu histórico financeiro. E, se você paga as contas em dia, tem mais chance de receber um desconto na anuidade ou um limite de crédito maior.

2. O valor do limite

Todo cartão de crédito tem um limite, que é o valor máximo que você pode gastar nas suas compras. Esse limite leva em conta a sua renda – geralmente, quanto mais você ganhar, maior ele será. Apesar disso, alguns cartões têm limites pré-aprovados, e outros podem liberar uma quantia maior para você. Por isso, sempre vale comparar.

3. A taxa de juros

Se você não pagar a fatura ou pagar apenas o valor mínimo, terá uma dívida maior para quitar no mês seguinte. Isso porque a nova fatura vai somar a quantia que não foi paga, as novas compras e os juros desse atraso. É por isso que você tem que comparar a taxa de juros de vários cartões. Quando mais alta ela for, mais caro você vai pagar.

4. O custo da anuidade

Por lei, todo banco tem direito a cobrar a anuidade do cartão de crédito, que é a taxa que você paga todos os anos para usá-lo. Mas alguns cartões não incluem essa tarifa, e outros só exigem o pagamento depois do primeiro ano de uso. Sempre compare a anuidade antes de escolher qual cartão levar.



5. Os tipos de benefícios

Quem usa bastante o cartão de crédito pode ter benefícios como desconto em passagens aéreas, minutos para falar no celular, desconto em seguros do banco ou até na anuidade do próprio cartão. Quando for escolher o seu, pergunte que tipo de benefício ele tem e como usá-lo.



6. Cartão nacional ou internacional

No geral, o internacional só vale a pena se você costuma viajar para fora ou se faz compras em sites estrangeiros. Para todas as outras situações, escolha um cartão nacional porque as tarifas costumam ser mais baratas.

Vale saber

O banco pode cobrar cinco taxas pela prestação serviços do cartão de crédito. Uma delas é a anuidade. Clique aqui e veja quais são as outras.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.