Fazer cartão de crédito: saiba como!

Descubra como fazer cartão de crédito e onde achar as melhores propostas.

O cartão de crédito é uma solução para o consumidor que não pode pagar o valor total de uma compra à vista. Você pode efetuar pagamentos e dividir o preço final em algumas parcelas.

Todas as compras feitas em um determinado mês são registradas em um documento chamado fatura. O código de barras indexado na fatura permite que o pagamento seja feito em agências bancárias, internet bankings ou lotéricas.

Veja a seguir as principais informações antes de pedir cartões de crédito.

Quem pode ter um cartão de crédito

Qualquer pessoa acima dos 18 anos com uma renda mensal pode fazer cartão de crédito em bancos e lojas. A maioria das propostas ficam sob análise das instituições. Elas avaliam dados financeiros e a situação do CPF do titular para liberar o cartão de crédito.

Como pedir um cartão de crédito

Existem diversas formas de fazer cartões de crédito hoje no mercado. Antes, o processo poderia ser feito apenas pessoalmente, em agências bancárias e lojas. Agora também é possível fazer cartão de crédito pela internet.

O cadastro para fazer cartão de crédito em ambos os lugares é semelhante. As empresas pedem dados pessoais e documentos para avaliar se o cliente está apto à receber o crédito. Após essa consulta, se aprovado, o cartão de crédito pode ser emitido na hora ou enviado para a residência do titular.

Banco x Lojas: onde fazer um cartão de crédito

Por mais que as lojas ofereçam benefícios mais atrativos para o consumidor, os bancos possuem as menores taxas de juros. Se o titular de uma conta-corrente, por exemplo, quiser pedir um cartão de crédito em seu banco, ele poderá conseguir com mais facilidade e benefícios.

Os comércios dão descontos e a possibilidade de dividir o valor em mais parcelas, porém, os cartões de crédito vinculados com as empresas são mais úteis quando as compras nessas lojas são feitas com uma certa regularidade. Os juros dos cartões de crédito de lojas também são maiores.

Cartão de crédito para negativado: como conseguir

Quando o nome e o CPF do interessado estão em órgãos como SPC ou Serasa, se torna mais difícil fazer um cartão de crédito. Isso acontece porque a inadimplência causa desconfiança para as instituições.

Existem algumas opções que podem ajudar o negativado a fazer cartão de crédito, inclusive pela internet.  Os cartões pré-pagos, por exemplo, permitem um controle maior das finanças. Você carrega o cartão em lotéricas ou através de depósitos e pode usá-lo em diversas lojas.

Outra opção para negativados são os cartões de crédito consignado.  Para fazer um desse modelo é necessário ser funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS, funcionário das Forças Armadas ou trabalhar em uma empresa que possua vínculo de consignado com algum banco.

O cliente que pedir o cartão de crédito consignado não passa por consulta no SPC ou Serasa, mas a financeira pode fazer uma análise de crédito para definir o limite do cartão de crédito.



Cartão de crédito pela internet: onde fazer

Companhias de crédito já disponibilizam a opção de fazer cartão de crédito na internet, sem precisar ir à lojas ou bancos.  Você pode analisar qual é o cartão de crédito ideal para o seu perfil no site das empresas e preencher o formulário de requerimento.

Para quem tiver interesse em cartões de crédito digitais, o NubankDigio e Next funcionam exclusivamente na internet e permitem fazer cartões de crédito e abrir contas, sem precisar ir até uma agência.

Veja também!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.