Entenda a fatura do cartão de crédito

  • Google+
  • LinkedIn

Você entende os campos da fatura do cartão de crédito? Eles mostram o que você vai pagar, a data de vencimento, os juros e as multas do cartão. Confira!

Entenda a fatura do cartão de crédito



Se você recebe a fatura do cartão de crédito e faz o pagamento antes de checar o valor, saiba que vale a pena olhar com calma o que está sendo cobrado. Essa conta traz informações importantes, como os juros e multas cobradas caso você atrase algum boleto.

Como funciona a fatura do cartão de crédito

Para ficar mais fácil de entender, veja o exemplo abaixo de uma fatura do banco Santander. Se o seu cartão for de outro banco, tudo bem: as informações costumam ficar em posições parecidas.

fatura cartão de crédito

 

1. Vencimento

Esse é o prazo máximo que você tem para pagar a conta. Se perder essa data, o banco cobrará juros e multa.

2. Total da fatura

Aqui está o valor da fatura, que é a soma de todas as despesas do cartão naquele período. O ideal é pagar esse valor inteiro, mas se não tiver o dinheiro, pague o máximo que conseguir e fuja do pagamento mínimo.

3. Pagamento mínimo

É o menor valor que você pode pagar da sua fatura, mas não existe vantagem em escolher essa forma de pagamento – só é melhor do que você não pagar nada da fatura. Quando você quita só o mínimo, no próximo mês terá que pagar a nova fatura, o valor que sobrou desta fatura e os juros sobre este valor que você não pagou.



4. Parcelamento da fatura

É uma proposta que o banco envia em todas as faturas. Caso você não tenha o dinheiro para pagar tudo agora, pode quitar só a primeira parcela. E aí, as outras parcelas serão cobradas nas próximas faturas até terminar o prazo. Mas saiba que essa opção tem juros, pois é como se você estivesse financiando a sua conta. E, no final, você vai pagar mais do que realmente gastou.

5. Demonstrativo ou histórico de despesas

Aqui você confere todos os lançamentos da sua fatura. Dá para ver as suas compras, em quais lugares você gastou e em quantas vezes parcelou o pagamento. O histórico também mostra outras tarifas que podem ser cobradas do seu cartão, como juros e anuidade.

6. Parcelas a vencer

Nesse campo estão as parcelas que serão cobradas na próxima fatura e tudo que você ainda deve pagar. É importante olhar esse item para controlar qual o saldo que ainda está disponível no limite do seu cartão de crédito. Para entender como o limite funciona, clique aqui.



7. Encargos financeiros

Essa informação mostra a taxa dos juros e da multa caso você atrase ou não pague alguma fatura. Nos encargos financeiros também aparece o Custo Efetivo Total (CET) do cartão. Quanto mais alto for o CET, mais caro você vai pagar se entrar no rotativo ou parcelar algum pagamento.

Para não ter mais dúvidas

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) gravou uma aula sobre a fatura do cartão de crédito. Vale conferir!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.