Consulte online a fatura do cartão de crédito - Konkero

Consulte online a fatura do cartão de crédito

Correntista do banco ou não, você sabia que dá para acessar sua fatura pela internet? Descubra como.

Você não precisa – e nem deve – esperar a fatura do cartão de crédito chegar para saber os gastos que teve durante o mês. Quem controla tudo que paga dificilmente estoura o limite e ainda consegue se programar para ter o dinheiro necessário no mês seguinte. O caminho mais prático é consultar a fatura online, seja pelo computador ou pelo celular. Saiba como acessá-la para controlar melhor os seus gastos!

Como encontrar a fatura online

Se o seu cartão de crédito é do mesmo banco onde você tem conta, basta fazer o cadastro no internet banking. Quando entrar no site, procure a aba “cartões” e clique em “fatura”. Lá você checa seus gastos e o valor que vai pagar no mês, além de conseguir quitar a fatura pela internet, se preferir. Caso tenha alguma dúvida sobre como a fatura funciona, clique aqui e veja o que cada campo significa.

E quem não for correntista?

A maioria dos bancos disponibiliza o serviço de consulta online do cartão de crédito também para os clientes que não têm conta corrente. Geralmente, você precisa acessar a fatura no site do banco, usar o número do seu CPF e uma senha de internet, que você cria quando faz o primeiro acesso.

Fatura por e-mail: uma opção para quem não quer o papel

Se você não faz questão de receber a fatura em sua casa, ligue para a central de atendimento do banco e diga que prefere o envio por e-mail. Você receberá a conta pela internet e poderá pagá-la tanto online quanto na agência, como preferir. Uma dica é cadastrar um endereço de e-mail que você consulta sempre, para não atrasar o pagamento, afinal, você não receberá mais a conta em papel. Com o e-mail, aparecem também avisos de compras, saques, boletos bancários da fatura, extratos consolidados, etc, mas tudo depende do banco onde você tem conta. Veja como se cadastrar nesse serviço em alguns bancos do país:

Santander: solicite o serviço pelo internet banking, acessando sua conta, ou pelo app Santander Way, em “Configurações” e “Fatura por email”. Você também pode fazer a solicitação pela Central de Atendimento, ligando para o número 4004 3535 em capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 702 3535 em demais localidades.

Bradesco: caso você seja correntista, acesse esse link e selecione a opção “Cadastre-se agora”. Caso não seja, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo número que está na parte de trás do seu cartão.

Banco do Brasil: acesse esse link e clique na opção “Clique e iniba”, na área “Iniba a sua fatura impressa. Outra opção é falar com a Central de Atendimento pelo número 4004 0001 em capitais e regiões metropolitanas, ou pelo 0800 729 0001 em demais localidades.

Caixa Econômica Federal: pelo app Cartões Caixa, é possível cadastrar seu e-mail para o recebimento da fatura.

Itaú: clique aqui e, em seguida, na aba “Fatura Digital”. Depois, selecione a opção “Contrate agora” e receba o documento em seu e-mail sem pagar nada por isso.

Atenção: extrato é diferente de fatura!

A fatura é um documento no qual constam as informações do seu cartão, como todos os seus gastos daquele ciclo, juntamente com uma data de vencimento e um código de barras, o que facilita o pagamento. Já o extrato é um relatório sobre todas as transações, inclusive o que deverá ser pago. É possível que o extrato também seja uma fatura, porém, no geral, os extratos de bancos apenas mostram todas as saídas e entradas de dinheiro, sem nenhuma cobrança no próprio documento.

É importante entender essa diferença porque a maioria das instituições não cobram para que você receba faturas por e-mail ou as consulte no Internet Banking. No entanto, em quase todos os casos, há cobrança na solicitação do extrato, ou limite de consultas por mês.

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