Nubank: cartão de crédito digital e sem anuidade - Konkero

Nubank: cartão de crédito digital e sem anuidade

Entenda como funciona o cartão de crédito Nubank, que não precisa de conta em banco e nem tem cobrança de tarifas por serviços.

O cartão de crédito digital da Nubank tem a intenção de facilitar a vida financeira de quem costuma se perder no controle dos gastos. Como todos os pagamentos são monitorados em um aplicativo no seu celular, você tem a chance de acompanhar em tempo real as compras feitas. Esse sistema elimina a necessidade de ter uma conta corrente em banco, portanto, a empresa não cobra taxa de anuidade nem tarifa para emitir a segunda via.

Se você acha que este cartão pode ser útil para você, confira aqui as principais diferenças entre ele e os concorrentes e saiba quais cuidados precisa ter caso queira pedir um.

Os diferenciais do cartão de crédito digital Nubank

1. Você não abre conta em banco

Isso porque a única maneira de acompanhar os gastos e o limite do cartão é por um aplicativo que você precisa baixar no seu celular. Mas este app só funciona em smartphone Android (na versão 4 ou superior) ou iOS (iPhone 4 ou superior). Leve isso em consideração antes de pedir um cartão Nubank.

2. A fatura é online

Assim que eles fecham a sua fatura, enviam um e-mail e uma mensagem informando que você pode fazer o pagamento. Então, é preciso gerar um boleto pelo aplicativo para quitar a fatura tanto pelo internet banking quanto em uma agência.

3. É um cartão de crédito sem anuidade ou tarifas

Segundo a empresa, isso é possível porque eles encontraram duas maneiras diferentes de ganhar dinheiro que não incluem a cobrança de tarifas. A Nubank lucra em toda compra que você faz porque a loja onde você passou o cartão repassa uma porcentagem desse valor. Além disso, eles ganham dinheiro com os juros cobrados quando você parcela o pagamento da fatura do cartão. Então, o cartão de fato não tem anuidade ou tarifa para emitir segunda via, mas fique atento porque você pagará juros se parcelar a fatura.

O que você precisa saber sobre o cartão de crédito digital Nubank

O cartão de crédito digital Nubank é internacional, o que permite compras em sites estrangeiros, e os juros cobrados toda vez que você parcela a fatura podem chegar 14% ao mês. A média do mercado costuma ser entre 9 e 14%, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Mas alguns cartões de crédito internacionais cobram menos. Na dúvida, sempre pergunte qual a taxa do crédito rotativo. Somente assim você saberá se o cartão do Nubank está mais barato mesmo.

A única bandeira é a Mastercard, sendo que você receberá um cartão do tipo Gold. Conforme você for utilizando o cartão, a Nubank  conhecerá melhor o seu perfil de gastos e poderá te oferecer um cartão Platinum. Dessa forma, existem alguns benefícios que vêm junto com o cartão, como os seguros proteção de preço e o proteção de compras, no caso do cartão Gold, e a consultoria de viagens e serviço de concierge, no cartão Platinum, mas esse não deve ser o motivo para você escolher este cartão.

É permitido fazer saques, como em qualquer outro cartão, mas saiba que tirar dinheiro do crédito não é uma boa opção porque você paga juros por isso. O motivo: ao sacar do cartão de crédito, você está fazendo um empréstimo porque antecipou um dinheiro que não tinha. Por isso é importante tomar bastante cuidado e pensar bem antes de optar por este tipo de empréstimo.

Por último, vale saber que o Nubank também faz uma análise de crédito para aprovar o cartão e decidir qual o valor do limite que vai liberar para você. Pode ser que a empresa, inicialmente, não libere um valor muito alto. Por isso, vale comparar com o que seria liberado caso você pedisse um cartão de crédito no banco onde você já possui conta a algum tempo. Além disso, caso você tenha uma NuConta, é mais fácil da empresa conhecer o seu perfil de crédito e ajustar os critérios de aprovação.

Como conseguir um cartão de crédito digital Nubank

Há duas formas de se tornar um cliente Nubank. A primeira consiste em você fazer o pedido do cartão através do site da empresa, realizando o seu cadastro e entrando em uma lista de espera, uma vez que só é permitido que a empresa libere uma quantidade limitada de cartões por semana. Após isso, o Nubank fará uma análise de crédito para consultar se você está dentro das condições exigidas pela empresa, além de definir qual será o seu limite de crédito, em caso de aprovação.

A segunda maneira é recebendo um convite de um amigo que já é cliente Nubank. Aguarde o contato do banco digital e, caso você seja aprovado, a empresa te enviará um código para que você insira no aplicativo do banco e faça o seu cadastro e configurações do cartão. Depois disso, basta aguardar a chegada do seu “roxinho” e fazer o desbloqueio dele através do app, disponível para Android, IOS e Windows Phone.

Garanta sua segurança

A cada compra feita, você recebe uma notificação. Se desconfiar de alguma fraude, basta cancelar o cartão usando o próprio aplicativo. Agora, caso perca o aparelho, terá que bloquear o cartão e o aplicativo usando a internet em qualquer computador. Não deixe de tirar dúvidas com a empresa pelo chat, e-mail ou telefone.

Veja também!