6 dicas de quem aprendeu a usar o cartão de crédito

  • Google+
  • LinkedIn

A Konkero foi às ruas e descobriu lições valiosas de quem já passou aperto por abusar  do cartão de crédito. 

Como-usar-o-limite-do-cartão_web



O cartão de crédito tem muitas vantagens: ele parcela as compras caras que nem sempre são fáceis de pagar à vista e permite que você compre algo mesmo que não tenha todo o dinheiro naquele momento. Porém, tanta facilidade pode virar uma dor de cabeça. Afinal, um pequeno deslize pode atrapalhar o seu controle das contas.

O carão de crédito possui também uma das taxas de juros mais caras do mercado.  Saber se organizar nas compras com o cartão evita que você passe apertos e tenha dívidas no seu nome. Você sabia que a dívida no cartão de crédito pode chegar a um 1 bilhão de reais?

Veja agora as dicas de quem já passou por problemas parecidos, mas conseguiu mudar a situação:

6 dicas de quem aprendeu a usar o cartão de crédito

1. Entenda que toda dívida é um compromisso que você terá que pagar

Não adianta fugir, em algum momento você vai ter que pagar a dívida, já que ela não vai simplesmente sumir. Ter claro que o dinheiro que você está gastando na compra sairá do seu bolso em algum momento é um começo para repensar se essa é uma compra realmente necessária.

2. Evite abusar: um cartão de crédito é suficiente

Não adianta ter vários cartões de crédito se você só tem um salário! Além de atrapalhar sua organização, não há nenhuma vantagem em ter mais de um cartão de crédito: é apenas um número maior de taxas de juros que você vai pagar.

3. Não adianta ter um limite maior do que você pode pagar

Aumentar o limite do cartão de crédito pode dar uma falsa impressão de que você pode gastar mais. Afinal, o limite do cartão aumenta e o seu salário continua o mesmo! Ou seja, as chances de você gastar mais do que pode pagar são muito maiores. Que tal baixar o limite do seu cartão? Saiba como.



4. Sempre pague a fatura total

Pagar a fatura total – ou o máximo que você conseguir – é sempre a melhor opção no cartão de crédito! Livra você da dívida de uma vez e evita os juros do mês seguinte. Já o pagamento mínimo significa que no próximo mês você terá o valor que sobrou dessa fatura, os novos gastos do cartão e os juros do valor que você não pagou.

5. Pesquise e compare preços

Pagar menos é sempre uma vantagem! Pesquisar em diferentes lugares o item ou serviço que você procura é essencial para comparar preços e fazer o melhor negócio na hora da compra.



6. Sempre que possível pague à vista

Passar as compras no cartão de crédito pode virar mais um hábito do que uma necessidade. Valores menores que cabem no seu orçamento, por exemplo, poderiam ser pagos à vista. Assim, além de reduzir a sua fatura do cartão de crédito, essa atitude diminui as chances de você se atrapalhar nos gastos com o cartão.

Ficou com alguma dúvida na fatura que recebeu? Entenda a fatura do seu cartão de crédito! E mais: renegocie sua dívida no cartão seguindo essas seis dicas infalíveis.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.