Entenda os números do seu cartão de crédito

Saiba qual o significados dos números do cartão de crédito e onde fica cada uma das informações necessárias para fazer uma compra online.

Entenda-os-números-do-seu-cartão-de-crédito

Se você está pensando em pedir um cartão de crédito, precisa entender como ele funciona, quais as taxas que o banco pode cobrar e como são as regras do pagamento mínimo, por exemplo. Além disso, é importante descobrir o que significam os números e as marcações que existem nele, principalmente para usá-lo nas compras online.

Para saber como e quando usar cada sequência numérica, descubra agora o que significam os códigos do seu cartão e não tenha mais dúvidas na hora de fazer compras em lojas físicas ou pela internet!

Os números e informações do cartão de crédito

Não importa se o seu cartão é do Bradesco, Itaucard, Santander, Caixa ou então Mastercard, Visa e Elo. Todos seguem um padrão que é fácil de entender: uma sequência numérica principal com 16 dígitos, o nome do titular pelo cartão e outros números abaixo. Veja um exemplo e entenda para que serve cada item numérico!

Entenda os números do seu cartão de crédito
1. Número do cartão de crédito

Este é o número de identificação do seu cartão, também chamado de número do cartão de crédito. O número do cartão sempre tem 16 dígitos, que estão separados de quatro em quatro. Além disso, na maioria dos casos, ele fica na parte da frente do cartão, podendo haver casos em que ele está na parte de trás, como acontece com o número do cartão Nubank. Cada número é único, fazendo com que nenhum cartão tenha o mesmo número que o seu.

Além do cartão físico, alguns bancos estão disponibilizando aos seus clientes um cartão de crédito virtual, ideal para fazer comprar pela internet. Tendo acesso a ele por meio do aplicativo ou internet banking, é possível ver a imagem de um cartão, como se fosse a foto do seu cartão, mas ele tem os números diferentes – a cada compra feita, os números são alterados. Isso acontece para que as transações online sejam mais seguras e as possibilidades de clonagem sejam baixas.

2. Nome do titular do cartão de crédito

Nesta área fica impresso o nome do dono do cartão. Se você fizer uma compra pela internet e precisar informar seu nome, digite-o da mesma forma que está no cartão. Muitas vezes, o seu nome completo aparecerá abreviado no cartão e você deve escrevê-lo da mesma forma para que a compra seja concluída com sucesso.

3. Data de validade do cartão de crédito

Nesta data, o cartão é expirado. Quando esse prazo passar, peça um novo cartão ao banco, pois esse não poderá mais ser utilizado. Também pode acontecer de o banco te enviar um novo cartão perto da data de validade mesmo sem você ter solicitado.

4. Bandeira do cartão de crédito

Neste espaço fica a operadora do cartão, ou seja, a qual empresa ele pertence, que pode ser Visa, Mastercard, American Express, Elo ou outras.

5. Número da agência e conta bancária

Este é o verso do cartão. Geralmente, o número se refere a sua agência bancária e também à conta corrente. Em alguns cartões a agência e a conta ficam na frente do cartão. Fique atento. Vale lembrar que esses números só aparecerão caso o seu cartão seja de débito ou múltiplo – funcione também como cartão de crédito.

6. Código de segurança do cartão de crédito

Estes três números formam o código de segurança do cartão. Ele não é reconhecido na leitura magnética, mas apenas quando você o digita. Por esse motivo, este código é sempre solicitado nas compras pela internet. É esse número que autoriza que uma compra seja feita utilizando o cartão, pois ele o valida. Sendo assim, todo cuidado é pouco para protegê-lo e mantê-lo em sigilo. Não deixe o seu cartão por muito tempo com outra pessoa, e nem deixe o lojista ficar com o cartão sem que você esteja olhando. Faça o máximo para que apenas você saiba qual é esse número.

Saiba tudo sobre cartão de crédito

Existe uma série de dúvidas sobre o cartão de crédito e o seu uso no dia a dia. Trata-se de uma facilidade para fazer compras a prazo, mas existem algumas regras e cuidados fundamentais para não se complicar utilizando o cartão. Por isso, entenda a fatura do cartão de crédito, veja como funciona o cartão de crédito e descubra as taxas que o banco pode cobrar pelo uso do cartão.

Não encontrou o que procurava? Conheça nossa seção só sobre cartão de crédito.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL