Entenda o que é a anuidade do cartão de crédito

A anuidade é uma cobrança feita pelo gerenciamento e manutenção do cartão. Veja como é realizado o pagamento da tarifa e saiba como negociá-la.

Entenda o que é a anuidade do cartão de crédito

Quando o banco libera um cartão de crédito para um cliente, ele pode cobrar uma taxa para o uso do cartão, chamada de anuidade. Essa taxa é cobrada, normalmente, para cobrir a administração e o monitoramento de transações do cartão. Além disso, a anuidade garante, em algumas empresas, a participação em programas de fidelidade e seguro contra possível perda ou roubo. Veja onde encontrar o valor do imposto e como negociar os valores da anuidade!

Como descobrir o valor da anuidade do cartão de crédito

Se você não tem um cartão de crédito

A informação do valor está disponível no site dos bancos, geralmente na seção de cartões. Lá você encontra todos os modelos daquele banco, as informações de cada cartão e a anuidade. Se ainda ficar com alguma dúvida, ligue na central de atendimento do banco ou pergunte para o seu gerente. Descubra também se é possível ter um cartão de crédito que não cobre a anuidade em alguns casos, por exemplo, um valor minimo de compras ao mês.

Se você tem um cartão de crédito

Nesse caso, o melhor caminho é ligar na central de atendimento do banco. A informação também está na sua fatura, mas nem sempre a conta informa o valor total da anuidade. Lembre-se que o valor pode ser cobrado em até 12 vezes.

As empresas podem cobrar anuidade dos cartões de crédito?

De acordo com o Banco Central do Brasil, órgão que regula todos os bancos do país, não é proibido cobrar essa taxa. O pagamento pode ser feito à vista ou em parcelas mensais, cobradas dentro de ciclos de 12 meses. É necessário que o valor da anuidade esteja sempre visível nas faturas para que o titular do cartão saiba o quanto pagará pelo encargo todos os meses.

Alguns bancos, no entanto, cobram a anuidade após 12 meses de uso do cartão e não avisam quando começam a descontar o valor da fatura do seu cartão de crédito. Por isso, tome o cuidado de perguntar sobre essa taxa antes de fechar um cartão.

Contudo, existem formas de fugir da cobrança de anuidade feita pelas empresas. Dentre as opções estão os cartões de crédito Nubank, o Santander Free e o Digio. Além de não cobrar a anuidade, todos esses podem ser usados no exterior.

Negocie o valor da anuidade do cartão de crédito

Assim que você descobrir quanto paga pela anuidade, você pode tentar abaixar esse valor. De acordo com a negociação, é possível até não pagar a anuidade. Mas isso vai depender do quanto você gasta com seu cartão, sua pontualidade no pagamento e da cobertura de uso que a função de crédito pode ser usada (Nacional ou Internacional).

Pesquise em bancos concorrentes o preço da anuidade de cartões parecidos com o seu e veja qual a menor tarifa. Em seguida, ligue na administradora do cartão e peça uma cobrança menor. Se você está com as contas em dia e usa bastante o seu cartão, tem mais chance de pagar uma taxa menor.

Caso esteja usando um cartão de crédito internacional, mas raramente viaja para o exterior, procure a administradora que libera o serviço e peça um cartão nacional. Geralmente, a anuidade de cartões para uso fora do Brasil é mais cara, logo, ao solicitar um cartão para utilizar somente no território nacional, os custos ficarão mais baratos.

O valor da anuidade do cartão de crédito muda todos os anos. Se você conseguiu um desconto, terá que negociar novamente no ano seguinte. Portanto, fique sempre de olho na cobrança da tarifa anexada à fatura do cartão de crédito.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL