Como ter uma boa aposentadoria

  • Google+
  • LinkedIn

Jovem e solteiro, com filho ou com mais de 45 anos. Compare os exemplos e descubra como agir da melhor forma para ter uma velhice confortável.

BANCO_Como ter uma boa aposentadoria



Jovem ou na 3ª idade, com ou sem filhos, não importa: provavelmente você já pensou em várias maneiras de se sustentar quando não quiser mais trabalhar. Os números hoje impressionam, pois 46% das pessoas dependem de parentes aposentados na Previdência Social para sobreviver. O Educador Financeiro da SOPE (Unidade Campinas), Marcelo Rea, conversou com a Konkero sobre como ter uma boa aposentadoria! Confira.

Como investir na previdência se eu não tiver filhos e não for casado?

Se você é jovem, vale a pena começar a investir porque nesta idade existe mais tempo para arriscar, perder dinheiro e se recuperar em seguida. Comece se inscrevendo no INSS desde cedo, pois é preciso contribuir por bastante tempo. Mas quando o assunto é previdência privada, o melhor é começar a se preocupar a partir dos 25 e 30 anos.

Para o consultor financeiro, o ideal na juventude é economizar de 10% a 20% do salário, aplicar de 5% a 10% em renda fixa e o restante em renda variável. Assim, dá para começar uma rotina mais consciente sobre os gastos e colocar o dinheiro em investimentos que podem render bastante, já que você ainda não tem filhos e pode arriscar. Se você perder o emprego ou decidir ficar só nos estudos, o dinheiro deixado na previdência vai continuar rendendo até o momento do resgate do plano.

Como investir na previdência se eu tiver um filho pequeno?

Ter um filho é uma responsabilidade, por isso a importância ainda maior de saber administrar o dinheiro e guardar uma parte todo mês. Para Marcelo, é recomendável continuar depositando uma parte do orçamento em previdência e até comprar uma para o seu filho. Ao investir na previdência para as crianças, você permite que eles usem esse dinheiro quando ficarem mais velhos – e não necessariamente na aposentadoria.

Mas saiba que, quanto mais tempo você deixar o dinheiro lá, mais o dinheiro vai render. O ideal é ensinar o seu filho a economizar desde cedo e saber que a previdência pode ser mais do que uma aposentadoria, mas um investimento de médio e longo prazo.

Para garantir que você poupe sempre, que tal fazer uma previdência programada? Assim você já sabe que não poderá contar com esse dinheiro e ajustará o seu orçamento familiar.



Como investir na previdência se eu tiver 45 anos ou mais?

Tente guardar de 20% a 25% do que você ganha ou economize o máximo que conseguir, pois a aposentadoria está mais próxima desta etapa da sua vida. Segundo Marcelo, um cliente com mais de 45 anos já não pode se arriscar tanto exatamente por precisar desse dinheiro em menos tempo. Assim, seria melhor investir na previdência de renda fixa, que apesar de render menos, é mais segura.

O bom da previdência para as pessoas mais velhas é que os riscos de investir são pequenos, ou seja, dificilmente você perderá dinheiro. Outro fator importante é procurar as menores taxas de carregamento possíveis, assim como os menores impostos. Tenha em mente o quanto deseja ganhar e o quanto irá receber de acordo com a instituição que escolher.



Fique atento!

A partir do momento em que o cliente contrata o plano, é necessário esperar 60 dias para realizar qualquer tipo de resgate ou portabilidade. Na hora de assinar o contrato, fique de olho no Imposto de Renda do plano escolhido, pois esse valor pode aumentar com o tempo – e isso vai estar especificado no contrato. Se ficar com alguma dúvida, pergunte ao gerente e esclareça o que não entender.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.