Veja como abrir uma conta poupança

  • Google+
  • LinkedIn

Você pode abrir a conta poupança em qualquer banco, sendo correntista ou não. Saiba quais documentos levar!

Veja como abrir uma conta poupança



A conta poupança é uma boa opção para quem quer guardar dinheiro com segurança e sem pagar as tarifas de uma conta corrente. E você não precisa ser cliente de algum banco para pedir a sua, pois a abertura não pode ser negada mesmo se você estiver endividado.

Com a conta poupança, você faz saques e pagamentos no cartão de débito e ainda vê seu dinheiro render um pouco a cada mês (em média 0,5% do que foi depositado). Nem sempre você recebe bastante, mas esse rendimento é mais vantajoso do que deixar o dinheiro parado na conta corrente, que cobra tarifas de manutenção.

Para entender melhor como funciona a rentabilidade da poupança, clique aqui.

Abrir a sua conta poupança é simples

Cada banco pede alguns documentos para fazer a abertura. Geralmente, quando você já tem uma conta corrente e deseja abrir a poupança na mesma instituição financeira, não precisa apresentar nenhum documento. Mas se esse não for o caso, confira quais são os principais documentos que você deve levar para resolver tudo na mesma hora. Dica: antes de ir ao banco, confirme se será exigida outra documentação.

Banco do Brasil

Leve o RG, o CPF, um comprovante de residência e um de renda.

Bradesco

Leve qualquer documento de identificação, como RG, carteira de motorista, carteira de identidade militar ou de trabalho. Também carregue o CPF e o comprovante de endereço, que pode ser uma conta de consumo ou IPTU.

Santander e Caixa Econômica Federal

Leve o documento de identidade, o CPF e um comprovante de residência com no máximo 90 dias, todos originais e com cópias.



Itaú

Separe o RG, o CPF e um comprovante de endereço de no máximo 180 dias. O comprovante de rendimento é opcional.

HSBC

Pegue um documento com foto (de preferência RG), e separe também o CPF e comprovante de residência.

Cuidado na abertura da conta poupança

É direito do banco pedir que você deposite uma quantia inicial para abrir a conta. Por isso, antes de assinar qualquer contrato, pergunte sobre esse valor e não seja pego de surpresa.



A Konkero entrou em contato com os seis maiores bancos do Brasil para descobrir se há taxa cobrada pela abertura. Tanto no Banco do Brasil, no Bradesco, no Santander, na Caixa Econômica e no Itaú não existe um valor mínimo. Já no HSBC, será necessário aplicar, no mínimo, R$ 100 no momento da abertura.

E se eu for menor de 18 anos?

Quem tem entre 16 e 18 anos deve levar um responsável, mas alguns bancos liberam a abertura por conta própria se você comprovar que é casado, formado, concursado ou tem um emprego fixo. Já os menores de 16 anos sempre precisam da presença do responsável e só poderão consultar o extrato. Toda a movimentação da conta será feita por quem assume a responsabilidade pelo adolescente.

Saiba como funciona a poupança nos principais bancos do país





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.