. Simulador de poupança: entenda os rendimentos - Konkero

Simulador de poupança: entenda os rendimentos

Entenda como funcionam os rendimentos da conta-poupança e veja se vale a pena investir em uma.

A poupança ainda é uma das formas mais procuradas para guardar dinheiro. Você pode depositar ou transferir uma determinada quantia para uma conta e, conforme passa o tempo, o saldo rende juros e o valor da poupança aumenta.

Além de funcionar como um cofrinho, a poupança também pode ser considerada um investimento. Entretanto, depois de algumas regularizações ao longo dos anos,  os rendimentos da conta poupança ficaram menores.

Entenda como calcular os rendimentos da poupança.

Simulador de poupança: como funciona o rendimento

A regra de remuneração da poupança vigente desde maio de 2012 determina que, para cálculo dos juros, seja observado o índice de 0,5% ao mês + TR (taxa referencial), sempre que a taxa SELIC for maior que 8,5% ao ano. Se a SELIC for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o índice corresponderá a 70% do valor da SELIC + TR.

Para os valores depositados até maio de 2012, é assegurado o rendimento fixo de 6% ao ano. Em qualquer dos casos, é acrescido o valor correspondente à variação da TR (taxa referencial), pelo tempo em que os valores forem mantidos em poupança, para consolidação da remuneração integral dos valores depositados.

Contudo, não existe um cálculo exato sobre o crescimento dos juros da poupança. Diversos fatores contribuem para a oscilação dos valores da poupança. Em ano de eleições, por exemplo, é natural que a taxa SELIC diminua e, com isso, o rendimento seja menor. Por isso não há uma fórmula exata para mensurar o saldo da poupança.

Veja também!




Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.