Saque da conta poupança: onde receber - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Saque da conta poupança: onde receber

Veja onde sacar o saldo disponível da poupança e tire outras dúvidas sobre o serviço! 

A poupança é uma conta bancária ideal para os clientes que querem guardar uma grana e, com o saldo disponível, aumentar um pouco a renda. Isso porque, o dinheiro depositado na poupança tem rendimentos de acordo com a taxa referencial (TR) e a taxa Selic, ou seja, funciona como um investimento para iniciantes. Mesmo que o valor tenha remunerações menores, a poupança é uma boa opção para guardar dinheiro e realizar objetivos no futuro.

Muitas pessoas que possuem poupança têm dúvidas sobre as operações liberadas junto à conta bancária, incluindo onde sacar o saldo disponível e quantas vezes esse serviço pode ser utilizado. Assim como acontece na conta corrente comum, todos os clientes com a conta poupança devem ter um cartão de débito para fazer as movimentações. Por meio do uso dele, o responsável pela conta consegue sacar o valor disponível e consultar extratos nos caixas eletrônicos.

Está com outras dúvidas sobre onde e como sacar o saldo da poupança? Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre esse serviço!

5 dúvidas sobre saque da poupança

1. Onde consigo sacar o dinheiro da poupança?

O saldo disponível da poupança pode ser retirado em caixas eletrônicos do banco em que o cliente abriu a conta. A operação é simples e requer o uso de cartão e a senha. Em casos específicos, como a Poupança Caixa, o saque também é liberado em Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui, mediante apresentação do cartão magnético e um documento de identificação.

2. Há um limite de saques liberados?

Geralmente, os bancos liberam até dois saques gratuitos durante o mês do saldo da conta poupança, porém, é possível fazer mais vezes essa operação nos caixas eletrônicos. O cliente terá que pagar uma tarifa equivalente ao saque avulso, ou seja, fora do pacote da conta poupança. Em média, o custo dessa retirada varia entre R$ 2 e R$4. Por isso, verifique com o banco os custos para fazer saques avulsos.

Fique atento! Alguns bancos limitam o valor diário para fazer saques da conta poupança. Então se pretende sacar uma quantia maior que a disponível, vá até o banco e converse com o gerente sobre a operação. Em alguns casos, será necessário fazer uma solicitação com antecedência para sacar o dinheiro.

3. Preciso levar algum documento pra sacar o valor da poupança?

Nos caixas eletrônicos, o cliente responsável pela poupança só precisará do cartão e da senha da conta. O uso de documento de identificação é necessário em agências bancárias somente quando o cliente perdeu o cartão ou ainda não possui o item para fazer saques. Em Lotéricas e Correspondentes Caixa, o saque só é liberado com o uso do cartão e apresentação de um documento.

4. Perco os rendimentos da poupança se fizer o saque?

Isso é um risco que o cliente deve saber antes de fazer o saque do valor disponível na poupança. Como o rendimento da conta varia de acordo com o aniversário do depósito, se o valor for sacado antes da data, ele não terá a remuneração completa da poupança, então o cliente ganhará menos que o previsto pela correção. Portanto, o ideal é anotar as datas de todos os depósitos, acompanhar os ganhos da poupança e saber qual será o melhor momento para fazer o saque sem perder rendimento.

5. Perdi o cartão da poupança e preciso sacar o dinheiro. O que devo fazer?

Se não localizar o cartão da conta poupança, entre em contato com o banco e solicite uma nova via dele para conseguir pagar compras e fazer saques. O antigo será cancelado imediatamente e o novo cartão chegará em alguns dias na residência cadastrada no banco. Em caso de emergência, vá até alguma agência do banco em que abriu a poupança com um documento de identificação e faça o saque no guichê do caixa.

Veja também!