Rendimento poupança hoje: saiba como calcular - Konkero

Rendimento poupança hoje: saiba como calcular

Saiba como calcular o rendimento da poupança hoje e veja quanto você pode lucrar neste investimento!

Aplicar o seu dinheiro na poupança pode ser uma boa opção se você busca um investimento seguro, com poucos riscos e que permite que você resgate o seu lucro quando quiser. Apesar dessas vantagens, a poupança tem um dos rendimentos mais baixos no mercado, mas, ainda assim, é o investimento mais popular no Brasil.

Atualmente, em agosto de 2019, o rendimento da poupança é de 4,20% ao ano, e 0,34% ao mês. Veja como é feito esse cálculo e saiba quanto pode ser o seu lucro.

Como funciona o rendimento da poupança hoje?

Hoje, o rendimento da poupança é calculado de acordo com a Lei nº 12.703. A nova regra da poupança define o cálculo do rendimento de acordo com a variação da taxa básica de juros do mercado, isto é, a Selic.

Caso a meta da Selic seja superior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de TR (taxa referencial) + 0,5%. Porém, caso a meta seja inferior ou igual a 8,5%, o cálculo para rendimento é TR + 70% da Selic. Sendo assim, é necessário saber quais os índices da TR e da Selic para, assim, fazer o cálculo e chegar no rendimento.

Taxa Referencial

A taxa referencial é calculada e divulgada pelo Banco Central do Brasil. O seu cálculo é feito de acordo com a média entre as taxas de juros do CDBs prefixados das 30 maiores instituições financeiras do país. Hoje, a taxa referencial está em 0%, desde setembro de 2017.

Taxa Selic

A taxa Selic também é definida e divulgada pelo Banco Central do Brasil. Ela influencia todas as taxas de juros do país e é utilizada para controlar a inflação. Hoje, a taxa Selic está em 6,00%.

Como fazer o cálculo do rendimento da poupança?

Agora que você já sabe quais são os índices da TR e da Selic, basta fazer a fórmula de acordo com a nova regra da poupança. Como a Selic está abaixo de 8,5%, o cálculo a se fazer é TR + 70 % Selic. Veja abaixo:

Rendimento = 0 + 6 * 70%

Rendimento = 4,20% ao ano

Assim, para fazer o cálculo, você só precisa saber a variação das taxas TR e Selic, e aplicar sobre a fórmula de acordo com a nova regra.

Veja também!