Conta poupança para menor de idade: como abrir - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Conta poupança para menor de idade: como abrir

Saiba como abrir uma conta poupança para um menor de idade e reservar um dinheiro para o futuro do seu filho!

A conta poupança é muito utilizada pelos brasileiros para poupar e guardar dinheiro, às vezes para um determinado fim, e outras vezes, apenas para compor uma reserva de emergência. Nela, é possível fazer depósitos regulares, enquanto o saldo tem um acréscimo de juros que incide sobre ele, fazendo com que ele aumente.

Várias pessoas usam a conta poupança para reservar, aos poucos, uma quantia para o seu filho, sobrinho ou neto menor de idade, guardando dinheiro para uma faculdade, curso, viagem, festa, entre outros objetivos. Ou, ainda, abrem a conta para a própria utilização do menor, que pode guardar o dinheiro da mesada, por exemplo, e criar o hábito de poupar.

Saiba agora como abrir uma conta poupança para um menor de idade e ter onde guardar o seu dinheiro.

Conta poupança para menor de idade: como abrir

Para abrir uma conta poupança para um menor de idade, ele deverá ter um CPF. Sendo assim, caso ele ainda não tenha, clique aqui e veja o processo de como emitir o documento para ele.

Também será necessário um documento de identidade, como o RG. Se o menor de 16 anos ainda não tiver este documento, é possível utilizar a Certidão de nascimento ou ir até o órgão responsável na sua cidade e solicitar a emissão do documento. Menores de 18 anos e maiores de 16 precisam da carteira de identidade para conseguir abrir a poupança.

A abertura da conta implica que o menor, acompanhado de seus pais ou responsáveis legais, compareça à agência da instituição de sua preferência com os documentos necessários para que a conta poupança seja aberta. É preciso levar as vias originais e cópias simples dos documentos listados abaixo:

  • RG ou documento de identidade dos responsáveis legais e do menor;
  • CPF dos responsáveis legais e do menor;
  • Comprovante de residência.

No momento de abertura, certifique-se de todos os detalhes da conta poupança, como depósito mínimo para abertura (se houver), quem poderá fazer as movimentações de saques e transferências, qual o procedimento necessário depois que o menor completar 18 anos, entre outras informações.

Qual será o rendimento da poupança?

A conta poupança para menores de idade não tem rendimento diferente do rendimento de uma poupança tradicional, o que significa que, a cada mês, o saldo total tem acréscimo de juros que varia conforme a taxa Selic. Sendo assim, independente da instituição financeira que você escolher, o rendimento será o mesmo.

Com a meta da Selic inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança  se dá pelo cálculo 70% da Selic + TR (taxa referencial). Em 06 de maio de 2020, a taxa Selic está em 3,0% ao ano, enquanto a TR está zerada, o que faz com que o rendimento anual da poupança seja de, aproximadamente, 2,1%. Clique aqui para saber como calcular o rendimento mensal da poupança e saber quanto o saldo total da conta aumentará a cada mês.

Veja também!