Consórcio ou poupança?

  • Google+
  • LinkedIn

Será que vale a pena fazer um consórcio para guardar dinheiro? Não é melhor fazer um depósito na poupança todo mês sem ter que pagar uma taxa de administração?

Meu pai sempre foi contra o consórcio e, por conta disso, acabei tendo a mesma opinião que a dele. Ele sempre achou que era uma grande bobagem pagar uma taxa de administração já que era possível juntar dinheiro por conta própria sem pagar nada para ninguém.



Mas a minha opinião mudou depois que eu dei dezenas de orientações financeiras e passei milhares de dicas de finanças pelo site www.konkero.com.br.

Com toda essa experiência pude ver que meu pai é exceção. Engenheiro, metódico e disciplinado, ele consegue separar o dinheiro todo mês para aquilo que quer conquistar. Mas ele é a minoria.

A maioria das pessoas – e eu me incluo nesse grupo – não tem a disciplina necessária. A maioria das pessoas se planeja para juntar dinheiro e faz isso nos primeiros meses. Mas com o tempo, o valor separado todo mês começa a diminuir – e a cada mês surge uma desculpa. Esse mês tenho de pagar IPTU, no outro é o material escolar das crianças e por aí vai. Quando vemos, estamos juntando muito menos do que tínhamos proposto. Sem contar as vezes em que o dinheiro da poupança que foi guardado para a conquista daquele sonho é sacado para outra despesa emergencial.

E esse é o grande valor do consórcio. Ao se tornar uma despesa fixa, o consorciado vai receber o boleto mensalmente e vai se virar para pagar. Sim, alguns meses serão apertados, mas como o boleto sempre chega em casa, a pessoa se esforça para pagar e se desdobra para arrumar o dinheiro. E, na maioria das vezes, ela consegue arrumar, seja fazendo um bico ou reduzindo outras despesas menos importantes do que o sonho. O que não aconteceria se fosse numa poupança voluntária.





Ou seja, o consórcio faz com que o dinheiro do seu sonho seja prioridade na sua vida.

Por conta disso, hoje eu recomendo o consórcio para a grande maioria das pessoas.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.