O passo a passo de como investir no Tesouro Selic - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

O passo a passo de como investir no Tesouro Selic

Confira o passo a passo para investir no Tesouro Selic e ver o seu dinheiro render mais do que na poupança!

Investir em títulos do Tesouro Direto pode ser uma ótima opção para investidores iniciantes ou que possuam o perfil conservador, pois tratam-se de aplicações seguras e de baixo risco. Além disso, são investimentos acessíveis, permitindo a aplicação de valores a partir de R$ 30.

Entre os títulos do Tesouro, o Tesouro Selic pode ser considerado o mais procurado. Ele tem rendimento e liquidez diária, o que significa que todos os dias o valor investido aumenta um pouco, e pode ser resgatado a qualquer momento.

Ficou interessado? Saiba mais sobre o Tesouro Selic e confira o passo a passo para fazer esse investimento.

Tesouro Selic: o que é

O Tesouro Selic é um título pós-fixado, ou seja, cuja taxa de rentabilidade depende de outro fator, e por isso, não permite que o investidor tenha a certeza absoluta de quanto será o seu rendimento ao investir. Para ter essa certeza, é preciso aplicar em títulos prefixados, que têm a taxa fixa.

Apesar disso, ele é o investimento mais indicado para quem quer começar a investir, sendo ideal para a composição de uma reserva de emergência e para objetivos de curto prazo, devido à sua liquidez e rendimento diários.

Ele também é um dos investimentos mais seguros, uma vez que se trata de um empréstimo para o governo: ao investir, você empresta dinheiro ao governo, para que ele o utilize em obras de infraestrutura, por exemplo, e depois, ele devolve a quantia com juros. Além disso, o governo dificilmente deixa de pagar os seus devedores, por isso, o Tesouro Selic é tão seguro.

A sua taxa de rentabilidade está atrelada à taxa Selic, que é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) a cada 45 dias. Atualmente, a taxa está em 3,75% (dados de 17 de abril de 2020). Desta forma, quanto maior a taxa Selic, maior o rendimento da quantia investida. Em contrapartida, quanto menor a taxa, menor será o rendimento.

Investir no Tesouro Selic: passo a passo

É possível investir no Tesouro Selic de maneira fácil e prática em poucos passos. Confira o procedimento abaixo.

Passo 1. Tenha uma conta corrente. Não é possível fazer esse investimento sem ter uma conta corrente, pois é por meio dela que você consegue fazer o depósito inicial e também o resgate. Se você ainda não tem uma conta, clique aqui para saber como abrir uma.

Passo 2. Encontre um banco ou uma corretora. Normalmente, as corretoras são mais indicadas para esse tipo de aplicação, pois podem te isentar das tarifas que podem ser cobradas pelos bancos. Assim, pesquise entre os bancos e corretoras qual a que mais te agrada. Para te ajudar, veja aqui as 5 melhores corretoras de investimentos.

Passo 3. Abra uma conta na corretora que você escolheu. Isso é necessário para conseguir fazer os investimentos com a instituição.

Passo 4. Transfira o valor que você quer investir da sua conta corrente normal para a sua conta da corretora.

Passo 5. Acesse a sua conta na corretora pela internet ou aplicativo, se for o caso, e procure os títulos de Tesouro Selic que mais tenham a ver com as suas preferências e condições. Verifique a data de vencimento, que é até quando você pode deixar a quantia rendendo, e o valor mínimo, que é o mínimo que você deve pagar no título em questão, ou seja, quanto você vai investir. Saiba que, ao comprar um título, você está comprando uma parte dele, que corresponde a 1% do seu total. Assim, o valor que você vai pagar será 1% do valor total do título.

Passo 6. Ao encontrar o que mais te agrada, clique no ícone para fazer a compra e pronto, o seu dinheiro será investido no Tesouro Selic.

Por que aplicar no Tesouro Selic?

Aplicar no Tesouro Direto, principalmente no Tesouro Selic, é uma ótima opção para quem está começando a investir por diversos motivos. A maior vantagem é a segurança da aplicação, que é garantida pelo Tesouro Nacional. Além disso, não é necessário ter uma grande quantia para investir: é possível comprar títulos a partir de R$ 30.

A rentabilidade deste investimento é outra vantagem, pois supera as de outros investimentos em renda fixa, como LCI e LCA, CDBs e poupança, uma vez que rende 100% da taxa Selic.

Por fim, a liquidez diária é mais um ponto positivo do Tesouro Selic, pois permite que o investidor faça resgates sempre que quiser, mesmo antes do vencimento do título, e sem perder dinheiro; mesmo com um vencimento, é possível resgatar o valor aplicado sem ser prejudicado.

Veja também!