O passo a passo de como investir em Ações - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

O passo a passo de como investir em Ações

Entenda como funciona o investimento em ações e conheça os riscos de investir em empresas dessa forma! 

Existem diferentes formas de fazer investimentos no mercado financeiro e conseguir lucros sobre determinada quantia. Algumas formas de aplicação oferecidas por corretoras são os títulos públicos, pelo tesouro direto, CDBs, letras de créditos, entre outros tipos de investimentos que trarão rentabilidade a curto, médio ou longo prazo.

Dependendo do perfil do investidor, uma opção de aplicação que pode trazer bons resultados é o investimento no mercado de ações. A compra de ações de determinadas empresas pode gerar lucros por meio de dividendos ou pela negociação desses ativos entre outros investidores. As ações são partes de uma mesma empresa que são comercializadas dentro da bolsa de valores de cada país.

A compra e venda de ações podem gerar bons lucros ao investidor, mas é necessário ter certos cuidados ao fazer esse tipo de investimentos. Entenda como funciona a aplicação em ações e veja se vale a pena investir dessa forma!

Como fazer investimentos em Ações

Os interessados em investir nas ações de empresas de capital aberto devem abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Essa é a  forma mais segura de aplicar dinheiro em uma ação, tendo em vista as ferramentas oferecidas por essas empresas aos investidores. É importante saber que não é necessário e nem obrigatório investir  um grande valor de dinheiro em ações. Portanto, prefira começar com valores menores.

Para ter acesso ao Home Broker, que é a ferramenta onde o investidor localiza, negocia, compra e vende as ações, ele precisa ter conta em uma corretora de investimentos, como a XP, a Genial ou na Toro. O home broker monitora todas as ações que estão disponíveis na bolsa de valores para serem compradas e pode ser acessado pelo site da corretora e, em alguns casos, por aplicativo.

Depois de abrir e conhecer o ambiente do home broker, o investidor precisa saber de qual empresa ele deseja fazer parte como acionista, ou seja, comprar ações. Nesse processo de pesquisa, o mais indicado é que o cliente entenda mais sobre a atividade da empresa que deseja ter ações e a tendência de crescimento e valorização da parte que será comprada. Portanto, o indicado é entrar em contato com um analista mais experiente da corretora de investimento e saber quais são as ações que possuem mais chances de obter melhores resultados a longo prazo.

As ações comercializadas na bolsa de valores podem ser compradas no mercado fracionário ou em lotes completos. A venda fracionária consiste em partes menores da empresa, que costumam ser mais baratas e viáveis para investidores iniciantes, enquanto as ações completas são mais caras e indicadas para quem já possui uma experiência maior de lucros como investidor de ações.

Depois de efetuar a compra das ações, basta acompanhar o desempenho dela dentro mercado e fazer as movimentações necessárias, tendo em vista os rendimentos do valor investido. É importante relembrar que o mercado de ações possui riscos por conta das oscilações de queda e alta da bolsa. Contudo, escolha esse investimento somente se tiver a certeza que terá comprometimento para investir e acompanhar com frequência o home broker. Procure a corretora para auxiliá-lo em caso de dúvidas durante as negociações.

Como o dinheiro investido em Ações rende?

Quando um investidor aplica dinheiro em ações de determinada empresa, essa companhia terá mais capital para investir nas atividades internas e, consequentemente, poderá gerar mais lucros. Dessa forma, os investidores podem ter o retorno de dividendos (ganhos) direcionados aos acionistas.

Outra forma das ações gerarem lucros é a venda das aplicações que tiveram uma boa valorização. Durante o pregão da bolsa de valores, os investidores podem colocar as ações à venda e negociar com outros compradores. Assim, é possível lucrar com os ativos e ter os rendimentos de uma ação que foi comprada anteriormente.

Os cuidados para investir em Ações

O investimento em ações é uma aplicação de risco, tendo em vista as oscilações da bolsa de valores. Portanto, é possível ter ótimos ganhos e também perder dinheiro, se houver um movimento sem o devido estudo e planejamento correto.

O ideal é começar com a compra de ações mais baratas e observar o crescimento delas a longo prazo. Em caso de dúvidas, procure o analista de investimentos da empresa e saiba mais sobre as mudanças da bolsa de valores e o impacto que elas podem trazer aos seus investimentos.

Dica!

Muitos especialistas indicam a criação de uma reserva de emergência antes de fazer investimentos em ações ou em outras rendas variáveis, pois, como os riscos são maiores, o saldo de emergência ajudará durante possíveis prejuízos. Contudo, procure reunir uma quantia e fazer uma reserva para proteger suas despesas pessoais em caso de imprevistos!

Veja também!