CDI – O que é e o que significa - Konkero

CDI - O que é e o que significa

Descubra o que é o CDI, uma sigla conhecida no mercado financeiro e principalmente entre as modalidades de investimento.

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário, uma taxa cobrada pelo empréstimo de valores entre instituições financeiras e leva esse nome por causa do título emitido pelas instituições financeiras, também chamado de CDI.

Esse título é um documento que permite aos bancos o empréstimo de valores entre si, para assim, terminarem o dia com saldo positivo como estipula o Banco Central. Então, é possível que em todos os dias úteis um banco que precise de dinheiro para fechar o dia peça o valor emprestado a uma outra instituição financeira, com prazo curtíssimo de 1 dia útil, por meio do Certificado de Depósito Bancário.

O que isso muda na minha vida

Assim como acontece em um empréstimo comum entre instituição financeira e pessoa física, o CDI tem uma taxa que muda diariamente e, por sua vez, é baseada na taxa Selic, a taxa básica da economia brasileira. Para verificar a taxa do dia que corresponde ao CDI, basta entrar no site da Cetip, que é uma instituição que verifica todas as transações feitas pelos bancos por meio do Certificado de Depósito Interbancário.

Por ter essa taxa importante no mercado financeiro, muitos tipos de investimentos de renda fixa com aplicação pós-fixada se baseiam nela para definir a sua rentabilidade, como acontece com o CDB, LCA e LCI. Essa taxa também garante investimentos com rentabilidade sem grandes riscos de perda de dinheiro por parte do investidor.

Veja também!