Você sabe como funciona o PayPal?

O PayPal é considerado uma das formas mais seguras para fazer um pagamento virtual atualmente. Entenda como ele funciona e veja o que você precisa para começar a usar esse recurso.

Quem costuma comprar pela internet talvez conheça o PayPal. Ele é um programa gratuito que transfere dinheiro virtualmente quando você faz uma compra online. E a principal vantagem está na segurança: a loja virtual não saberá o número do seu cartão de crédito, então, os riscos de clonagem diminuem. “Até hoje nunca tive nenhum problema utilizando o PayPal. E eu compro tanto no eBay quanto em outros sites estrangeiros com o sistema”, conta Stefanye Falco, atriz e proprietária da e-shop 4ever, que costuma fazer compras não apenas em lojas brasileiras, mas também internacionais utilizando o sistema. “Nas compras internacionais, o PayPal cobra a taxa normal do cartão além do frete, que às vezes pode ser mais salgado por conta dos impostos”, revela. Mas para usar o PayPal da melhor maneira, é importante entender um pouco mais sobre esse serviço.

O que é o Paypal

O PayPal foi criado em 1998, na Califórnia, como uma nova forma de envio e recebimento de pagamentos pela internet. Em 2002, o grupo eBay Inc., do site de compras online norte-americano eBay, inseriu o sistema em seu site como principal forma de pagamento. Então, o PayPal cresceu e hoje é uma opção segura na hora de pagar em vários sites (e até em lojas físicas).

Como funciona o Paypal

Ele é uma conta que existe somente na internet, então, você terá que criar um login antes de usar o sistema. No cadastro, o PayPal pede o número do seu cartão – e esse será o único momento em que você precisará incluir os dados do cartão, não importa quantas compras online você faça com o PayPal. A segurança do sistema está exatamente aí: suas informações ficam armazenadas somente nesse sistema, então, o vendedor e o site com o qual você fará a compra não terão acesso aos dados do cartão. Vale saber que você pode pagar com o PayPal pelo seu computador, tablet, ou smartphone.

Formas de pagamento

Além do cartão de crédito da Visa, Mastercard ou American Express, você consegue colocar créditos na sua conta do PayPal e fazer os pagamentos dessa forma. O sistema também permite compras internacionais e parcelamentos quando a opção for o cartão de crédito. “Eu sempre prefiro pagar via cartão justamente porque é seguro e dá para parcelar”, conta Stefanye.

Quem aceita o Paypal como forma de pagamento

Atualmente, são milhares de lojas do Brasil e do exterior que oferecem a opção PayPal para os clientes na hora do pagamento, como Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, Groupon, Gol, Tam e Estante Virtual. Clique aqui para conferir todos os estabelecimentos em que você pode fazer compras com o PayPal.

Como criar uma conta no Paypal

Você pode fazer o seu cadastro gratuitamente no site do PayPal. Clique em Criar conta e escolha uma das opções: criar conta para você fazer pagamentos ou para a sua empresa receber de compradores. Dependendo da opção, o formulário pedirá informações diferentes. Se escolher a criar a conta para você, é nesse momento que o site pede o número do seu cartão de crédito

Também dá para usar o aplicativo do PayPal

Ele ajuda a organizar seus gastos e permite que você pague contas em lojas físicas que aceitam esse pagamento. O aplicativo tem as seções Atividades, em que ficam registradas as suas últimas compras, e Pagamentos, pela qual você pode enviar ou solicitar um pagamento inserindo o e-mail ou o telefone celular dessa pessoa. Você também pode verificar o seu saldo disponível na sua conta PayPal em reais e em dólares. Se precisar fazer alguma alteração nos seus dados, vá à seção Configurações.



O aplicativo tem a opção Comprar, logo no alto da tela, que verifica a sua localização por meio do GPS e mostra quais lugares próximos a você aceitam o PayPal como forma de pagamento. Para usar este recurso, você precisa adicionar uma foto do seu rosto. Isso ajuda o vendedor a te identificar para entregar o pedido. No Brasil, ainda não são muitas as lojas físicas que aceitam o pagamento pelo sistema, mas a tendência é o crescimento desse setor.

Que tal um desconto?

Você pode descolar uma promoção pagando com o PayPal. Por exemplo, quem usa o 99Taxis, um aplicativo para solicitar o serviço de táxi, consegue pagar a corrida via PayPal. E quem utiliza essa forma de pagamento pela primeira vez terá um desconto de R$ 5 no valor total da viagem. A opção de pagar com PayPal aparece quando você clica em Pedir táxi > Posso pagar com > PayPal.




comentários