Quem pode abrir uma conta corrente

  • Google+
  • LinkedIn

Quem pode abrir uma conta correnteNormalmente, todo mundo que quiser ter uma conta corrente vai conseguir abri-la sem dificuldade: pode ser pessoa física, jurídica ou ter menos de dezoito anos. Apesar de existirem poucas restrições nesse processo, os bancos não têm a obrigação de abrir a conta para você e, em muitos casos, criam dificuldades se você estiver com o nome sujo.

Clique aqui para saber como abrir uma conta corrente.



Veja agora os pontos principais para quem deseja abrir uma conta corrente:

Pessoa física

Confirme se você está com o nome negativado antes de pedir ao banco a abertura da conta. Se quiser saber como limpar o seu nome, clique aqui.

Na hora de abrir a conta, leve RG, CPF e comprovante de residência (conta de luz, de telefone ou contrato de aluguel são alguns exemplos) originais e faça  uma cópia de cada. Estes são os documentos básicos, mas o banco pode pedir outros papeis. Mas leve também comprovante de renda, como cópias da declaração de imposto de renda com o recibo (se você tiver) e cópias do holerite.  Estes dois documentos mostram ao banco qual a sua renda, e essa informação pode ampliar os créditos que o banco libera para você.

Pessoa jurídica



Nesse caso, também verifique a situação do seu CNPJ. Se ele estiver negativado, as chances de abrir a conta diminuem.

Quando for abrir a conta, leve o documento de constituição da empresa (contrato social), o CNPJ e uma procuração que autorize outros a movimentarem a conta (caso seja do seu interesse).



Menores de 18 anos

Deve levar RG, CPF, comprovante de residência, mas o pai ou a mãe precisa acompanhá-lo e se identificar com os responsável pelo adolescente.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.