Quem pode abrir uma conta corrente - Konkero

Quem pode abrir uma conta corrente

Descubra aqui quais pessoas podem abrir uma conta corrente em qualquer banco.

Normalmente, todo mundo que quiser ter uma conta corrente vai conseguir abri-la sem dificuldade: pode ser pessoa física, jurídica ou ter menos de dezoito anos. Apesar de existirem poucas restrições nesse processo, os bancos não têm a obrigação de abrir a conta para você e, em muitos casos, criam dificuldades se você estiver com o nome sujo.

De formas gerais, movimentar quantias em dinheiro na conta corrente é uma maneira mais segura e fácil de guardar dinheiro e de efetuar pagamentos de compras. Isso porque você não precisa levar consigo notas de dinheiro e se preocupar com possíveis sinistros que possam ocorrer com você.

Outras facilidades da conta corrente são os serviços disponíveis para os clientes do banco. As instituições bancárias facilitam o acesso do titular da conta aos empréstimos e financiamentos, além de oferecer cartões de crédito para parcelas compras.

Como abrir uma conta corrente

Os interessados em abrir uma conta corrente devem ir até um banco, conversar com o gerente e escolher o pacote de serviços que atenderá melhor as necessidades. Será necessário levar alguns documentos pessoais e assinar alguns termos do banco para conseguir ter a conta corrente. Clique aqui  e saiba mais informações sobre como abrir uma conta corrente nos principais bancos do país.

Outra forma de solicitar uma conta corrente é optar pelos bancos e financeiras com serviços online. Agora é possível abrir uma conta direto em aplicativos de celular e sem precisar se deslocar até uma agência para entregar documentos, comprovar renda e fazer movimentações. Para saber mais sobre a conta corrente digital, clique aqui e saiba como abrir uma para você!

Veja agora os pontos principais para quem deseja abrir uma conta corrente:

Pessoa física

Confirme se você está com o nome negativado antes de pedir ao banco a abertura da conta. Se quiser saber como limpar o seu nome, clique aqui.

Na hora de abrir a conta corrente, leve o RG, CPF e comprovante de residência (conta de luz, de telefone ou contrato de aluguel são alguns exemplos) originais e faça  uma cópia de cada. Se optar por uma conta corrente digital, será necessário enviar fotos desses documentos pelo aplicativo e aguardar uma avaliação.

Estes são os dados básicos, mas o banco pode pedir outros documentos. Leve ou encaminhe um comprovante de renda, como cópias da declaração de imposto de renda com o recibo (se você tiver) e cópias do holerite. Estes dois documentos mostram ao banco qual a sua renda, e essa informação pode ampliar os créditos que a instituição bancária libera para você.

Pessoa jurídica

Nesse caso, também verifique a situação do seu CNPJ. Se ele estiver negativado, as chances de abrir a conta diminuem.

Quando for abrir a conta, leve o documento de constituição da empresa (contrato social), o CNPJ e uma procuração que autorize outros a movimentarem a conta, caso seja do seu interesse. Para conta corrente PJ, poucos bancos oferecem a possibilidade de abrir um pacote de serviços por aplicativo. Contudo, é necessário encaminhar documentos pessoais e dados da empresa na agência bancária em que deseja solicitar uma conta corrente.

Menores de 18 anos

Deve levar RG, CPF, comprovante de residência, mas um dos pais ou tutores precisam acompanhá-lo e se identificar como responsável pelo adolescente.