Os cuidados ao encerrar uma conta no banco

  • Google+
  • LinkedIn

Começo de ano é uma ótima oportunidade para organizar a vida financeira. Um exemplo é fechar aquela conta corrente que você não movimenta há um tempão.

Isso parece simples, mas acredite: pode dar uma dor de cabeça. Por isso, fique atento a alguns detalhes e evite problemas no futuro.



Como fechar a conta do banco

– Para fechar a conta, você não pode ter dívida nenhuma com o banco. Ou seja, se está usando dinheiro do cheque especial, você terá que pagar esse valor primeiro.

– Com a situação regularizada, vá até o banco e avise que pretende fechar a conta. Formalize seu pedido por escrito e exija que o banco entregue um protocolo assinado e com a data do encerramento. Assim você tem como provar que já solicitou o fim da conta, caso tenha algum problema mais tarde.

– Devolva cartões e talões de cheque que estão com você e peça um recibo que comprove que você já devolveu esses produtos. Isso porque se acontecer algum débito desta data em diante, ele não poderá ser relacionado a você.

– Cancele contas que estão no débito automático, como luz, celular e telefone. E avise para as empresas qual a sua nova conta corrente.



– Atenção: se você tiver restituição de imposto de renda para receber nessa conta você deve informar a nova conta após a liberação da restituição ligando na Central de Atendimento do Banco do Brasil (tel: 4004-0001 para capitais e 0800-729-0001 demais localidades, das 8 às 21h) Outra opção é fazer uma declaração retificadora informando a nova conta. Ao fazer a retificação, a data de entrega da declaração passa a ser a data da retificação, com isso você pode receber mais tarde sua restituição.



– Confirme se a conta foi encerrada. O banco tem o prazo de 30 dias para fechá-la, e você deverá ser comunicado por telefone ou e-mail.

Tomando esses cuidados, você evita que o banco continue cobrando taxas e serviços na conta que será encerrada – o que pode virar uma dívida para você.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.