O que dá para fazer em um caixa eletrônico

Fique por dentro dos serviços que estão disponíveis neste tipo de atendimento e economize tempo no banco.

Sacar dinheiro ou fazer depósitos são apenas algumas das atividades permitidas em um caixa eletrônico. Dependendo do que você precisa, dá para substituir a fila das agências e resolver sua pendência neste tipo de atendimento eletrônico. Em alguns casos, você ainda consegue acessar o sistema mesmo se estiver sem o cartão. Confira o que fazer para não perder mais tempo no banco!

Os serviços disponíveis nos caixas eletrônicos

– Agendar o pagamento de títulos;
– Pedir o cancelamento ou a substituição do cartão de crédito em casos de perda, furto ou roubo;
– Pedir informações sobre cartão de crédito e débito;
– Fazer cópia de documentos;
– Comprar créditos para celulares pré-pagos;
– Fazer o cadastro ou bloqueio de débito automático;
– Depositar dinheiro em conta corrente ou poupança;
– Pedir um empréstimo, desde que com o uso de limite pré-aprovado;
– Tirar extratos de consulta e retirada;
– Pagar benefícios sociais;
– Pagar multas, tributos e licenciamento de veículos, assim como contas de consumo de faturas do cartão de crédito;
– Receber informações sobre produtos, como ações, câmbio, capitalização, CDB, comércio exterior, consórcios, fundos, vida, previdência e seguros;
– Conseguir informações sobre a rede de atendimento;
– Consultar saldos;
– Fazer saques em conta correntes e poupanças;
– Avisar sobre a perda de talão de cheque;
– Retirar folhas e talão de cheques;
– Consultar a tabela de tarifas do banco;
– Realizar transferências entre agências do próprio banco;
– Fazer TEDs e DOCs entre bancos.

Atenção: nem todos os serviços indicados acima estão disponíveis para 100% dos bancos. Na dúvida, fale com o seu gerente ou com o atendimento ao cliente.

Como utilizar o caixa eletrônico de maneira segura

Segundo a FEBRABAN, existem alguns cuidados que você precisa ter antes de usar o caixa eletrônico.

Antes de iniciar a operação:

– Verificar na tela se o equipamento está ativo ou inoperante. Se a máquina estiver desligada, não coloque o seu cartão;
– Se o caixa eletrônico parecer alterado, quebrado, utilize outro terminal;
– Não aceite a oferta de estranhos para passar o cartão em outro terminal, mesmo que ele se apresente como funcionário do banco. Alguns fraudadores se utilizam desse golpe para clonar cartões e obter senhas;
– Verifique se as pessoas atrás de você estão respeitando a faixa de segurança;
– Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e dentro de shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina, etc;
– Prefira o horário diurno e comercial para fazer saques. Caso precise sacar dinheiro à noite peça a companhia de um amigo.

Durante a operação:

 Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, evitando que outros possam ver os números;
– Nunca aceite ajuda de estranho, mesmo que eles não pareçam suspeitos;
– Fique atento se não há alguém suspeito ou curioso no interior da cabine ou próximo a você. Na dúvida, cancele a operação.
– Caso não consiga finalizar uma operação, aperte a tecla ANULA ou CANCELA.
– Se o seu cartão ficar retido, aperte a tecla ANULA ou CANCELA e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine, mas se ele não estiver funcionando, desconfie de um golpe.




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